sábado, 21 de junho de 2008

o HOG é um motoclube?


HOG é a sigla do Harley Owner´s Group, mantido pela Harley Davidson em todo o mundo. É um grupo de pessoas que tem em comum o fato de possuirem uma Harley Davidson. Não se exige habilidade, provas de iniciação ou subordinação à alguém. Basta você gostar de andar de HD, falar sobre HD e curtir uma HD. Muitos consideram o HOG coisa de "coxinha"... algo desclassificante dentro do ambiente daqueles que consideram andar de HD é coisa para biker.
O HOG é o grande pós-vendas do Harley Davidson. Seus eventos, que reunem pessoas que não consideram HD exclusividade de bikers, são grandes momentos para conversas, ver motos e mostrar a sua moto (motivo sempre de orgulho!).
No Brasil o HOG tem sua imagem associada ao Grupo Izzo, detentor da marca, e isso acaba atrapalhando um pouco, pois os representantes brasileiros não parecem muito preocupados com a reputação de suas lojas. Lojas que na maior parte do tempo só conseguem vender roupas, Este ano foi o primeiro ano em que vi a loja da HD do Rio de Janeiro com acessórios para as motocicletas. Como não sou dono da verdade e acho que cada um determina sua estratégia de mercado, o Grupo Izzo se esforça para vender motos e o HOG, representado pelos seus membros, se esforça para manter a lenda da Harley Davidson viva no Brasil. Se motoclube significar regras, códigos e hierarquia para seus membros cumprirem, o HOG não é um motoclube, mas se motoclube é algo para reunir amigos e se divertir andando de moto e conhecendo outros lugares, então o HOG é um motoclube.

Nenhum comentário: