quinta-feira, 26 de junho de 2008

oficina: como escolher?

Todo harleyro já passou pela dúvida de onde levar a moto para fazer mecânica ou modificação, ainda mais com o pós-venda padrão IZZO 9000.

Fica-se pensando no valor a ser gasto na oficina autorizada para trocar óleo e manuntenção corriqueira (por exemplo, troca de pastilhas ou cabos) e na garantia do serviço feito, sem falar no período inicial de dois anos quando a moto é nova e você obrigatoriamente deve fazer as revisões.

Eu confesso que prefiro fazer mecânica na autorizada. Além da autenticidade das peças, você ainda conta com uma oficina que tem o ferramental adequado para o serviço. Não adianta o mecânico da oficina independente ter tido curso na Harley ou ter sido mecânico da Harley porque hoje em dia as motos contam com uma eletrônica embarcada que limita muito os serviços que podem ser feitos sem o uso do computador. As próprias motos já contam com um computador de bordo que vai elaborando um log de erros que acontecem entre as ocasiões em que a moto estava fora da oficina.

É lógico que ainda existem pequenos serviços que qualquer um pode fazer, inclusive você que está lendo agora, do tipo trocar pastilhas de freio. Mas lembre-se que você vai ter que comprar as pastilhas, sangrar o sistema hidráulico e balancear a roda, e não é todo mundo que tem essa disposição para fazer isso em casa.

No caso das pequenas modificações que tornam a moto diferenciada em relação às demais, é claro que a oficina independente tem toda a condição de fazer essas modificações. Muitas vezes elas são especialistas nesse tipo de serviço, até mesmo mais especializadas do que a oficina autorizada. Em mais de uma oportunidade ouvi do atendente na oficina autorizada que eles não fariam o serviço, mas recomendavam uma oficina bastante conhecida pelo serviço de customização.

O importante nessa questão é a confiança que você deposita no mecânico que vai cuidar da moto. Fazer o serviço só porque o preço fica mais em conta, sem saber da qualidade do serviço é jogar na loteria, muitas vezes com resultados bem ruins. Já fiz serviços tanto na autorizada quanto em independentes, sempre com resultados satisfatórios. Valeu apenas a regra do cada macaco em seu galho, ou seja, se a independente é especializada no serviço a ser feito não hesito em levar a moto lá, mas se existe dúvidas quanto à qualidade é melhor pagar um pouco mais e fazer o serviço na autorizada.

Vale o lembrete: membros do HOG tem descontos na compra de peças nas oficinas autorizadas, não esqueça de pedir o seu desconto HOG porque senão vai pagar o preço cheio.Também vale lembrar que todo serviço feito, seja ele em autorizada ou independente, tem garantia. Se o serviço não ficou bem feito, volte e reclame.

Nenhum comentário: