sábado, 21 de junho de 2008

Rocker a caminho

Publicado ontem no //carros.uol.com.br/motos

20/06/2008 - 19h10
Harley-Davidson Rocker chega ao Brasil por R$ 59.900
Da Infomoto

Rocker faz releitura "macia" das hardtail, que não tinham suspensão traseiraA Harley-Davidson preparou uma bela surpresa aos motociclistas brasileiros. Trata-se da chegada da nova Softail FXCW Rocker, modelo apresentado oficialmente durante o Salão Duas Rodas 2007. Segundo a marca norte-americana, a Rocker faz uma espécie de releitura futurista das antigas motos "rabo duro", que não tinham suspensão traseira, e chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 59.900 (sem frete).No mercado internacional, a Rocker é vendida em duas versões: standard (a que vem ao Brasil) e custom. Entre os diferenciais de cada uma estão os cromados em maior número no modelo custom, além de leves alterações no acabamento. Com a Rocker, a intenção da marca norte-americana é trazer para a linha de produção um modelo totalmente personalizado, bem ao gosto dos clientes.Na lista de destaques do modelo a ser vendido no Brasil estão os escapes duplos cromados, um robusto pneu traseiro de 240 mm, rodas de liga-leve e o banco do garupa retrátil, herdado da Rocker Custom. Para retomar o visual ao estilo "hardtail", mas agora utilizando suspensão traseira, os amortecedores ficam escondidos sob a moto. O nome Softail ("rabo macio", justamente o oposto do que o visual indica) é um jogo de palavras com essa característica.Segundo a Harley-Davidson essa seria a configuração ideal para os anseios do mercado brasileiro. Se eles estão certos, só o tempo irá dizer.

ESTILO DIFERENCIADOA novidade da Rocker está, definitivamente, em seu desenho. Sua bengala alongada aliada às rodas de liga leve com cinco raios conferem ao conjunto um belo visual. Toda essa harmonia fica mais marcante pela pintura prata acetinada de algumas partes da moto, como a capa do farol, guidão e reservatório de óleo. O painel de instrumentos é simples, e conta com o velocímetro fixado sob o tanque de combustível.Por falar em tanque, o reservatório de gasolina é construído no tradicional formato de gota, com aspecto bastante atraente. O assento do piloto baixo (622 mm de altura) conta com a novidade do banco do garupa retrátil -- algo que, embora descaracterize um pouco a harmonia do visual, é um acessório bastante útil para viajar acompanhado.Na traseira a Rocker usa um pára-lama amplo que encobre o avantajado pneu. Outro detalhe interessante está no grupo formado pelas luzes-espia. Ao contrário da versão norte-americana (mostrada nas fotos), a Rocker tupiniquim terá luz de freio separada dos piscas -- nada mais do que uma adequação à legislação vigente.

GRANDE MOTOR V2Não há novidades nas partes mecânica e ciclística da nova Rocker. O motor é o já conhecido Twin Can 96B com dois cilindros em "V" de 1.584 cm³, arrefecido a ar e equipado com injeção eletrônica de combustível (ESPFI). O torque anunciado está na casa dos 11 kgfm. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por uma correia dentada.O quadro tubular em aço tem seção retangular do tipo backbone. Os freios são a disco, com 292 mm diâmetro na frente e atrás. A suspensão dianteira usa um garfo telescópico com 127 mm de curso, e na traseira o curso é de 86 mm.No Brasil, a Softail Rocker vai estar disponível na rede de concessionárias nas próximas semanas com preço de R$ 59.900, sem despesas de frete. Apesar do preço um pouco salgado levando-se em conta o pacote oferecido, a nova Harley promete agradar àqueles que procuram exclusividade e destaque na multidão. (por Murillo Ghigonetto)

Nenhum comentário: