terça-feira, 24 de junho de 2008

selo no capacete

Os meios de comunicação andam alardeando o início da fiscalização do selo do INMETRO nos capacetes. A fiscalização começou em 01/06, e já temos quase um mês de fiscalização sem muitas queixas por parte dos motociclistas.

O selo aqui no Rio de Janeiro não tem tido grande fiscalização porque o próprio DENATRAN abrandou as exigências feitas aos capacetes.

Selo e reflexivos são obrigatórios para capacetes fabricados a partir de 01/08/2007 e dessa forma não se tem visto um grande esforço por parte das autoridades, sendo flagrados alguns coquinhos, modelo este em total desacordo com a legislação.

Para conhecimento, posto abaixo a resolução que está em vigor a respeito dos capacetes.

DELIBERAÇÃO Nº62 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2008

Dá nova redação ao art. 2º da Resolução nº 203/2006, do CONTRAN.

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, ad referendum do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito. Considerando os entendimentos mantidos com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, resolve:

Art. 1º O art. 2º da Resolução nº 203/2006, do CONTRAN, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 2º Para fiscalização do cumprimento desta Resolução, as autoridades de trânsito ou seus agentes devem observar a aposição de dispositivo refletivo de segurança nas partes laterais e traseira do capacete, a existência do selo de identificação da conformidade do INMETRO, ou etiqueta interna com a logomarca do INMETRO, podendo esta ser afixada no sistema de retenção, sendo exigíveis apenas para os capacetes fabricados a partir de 1º de agosto de 2007, nos termos do § 2º do art. 1º e do Anexo desta Resolução.” Parágrafo único. A fiscalização de que trata o caput deste artigo, será implementada a partir de 1º de junho de 2008.

Art. 2º Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação.

ALFREDO PERES DA SILVAPresidente

Nenhum comentário: