quinta-feira, 26 de junho de 2008

Vale a pena trocar de moto para ter um motor maior?

A minha Fat Boy é 2006, um pouco antes da mudança que houve para a linha 2007. Ela tem o motor 88 ao invés do motor 96 que equipa as softail à partir dos modelos 2007. Eu não sabia que a linha ia mudar (calouro de Harley Davidson) e acabei meio aborrecido quando vi que a moto tinha mudado toda em menos de dois meses. Fiquei examinando prós e contras em vender uma moto com dois meses para ter outra com motor maior.

Continuo com a minha Fat 06 e, se não houver nenhum percalço, não pretendo vender a moto. Sem críticas às motos 07 em diante, mas a minha moto é mais confortável que os modelos mais novos em virtude da minha ergonomia. O motor 88 não fica junto da batata da perna como o motor 96.

Aí começa a briga: quero a minha moto com um motor mais "esperto", pelo menos tâo "esperto" quanto o motor 96. Minha moto sempre pareceu meio amarrada e pesquisando na internet vi que a simples troca de ponteira já ia melhorar muito o motor. Como já queria um escape mais sonoro, troquei a ponteira e filtro. A moto melhorou, mas ainda continua faltando alguma coisa... comprei o race tuner e a moto melhorou mais um pouco.

Aí descobri o famoso kit 95, que leva a moto para a capacidade do motor das motos 07, sem aumentar o tamanho do motor: é questão de mudanças mecânicas de cilindros, pistões, válvulas e comando de válvulas. Conversa daqui, conversa dali.. me convenceram que não vale a pena fazer essa modificação. E olha que a HD tem um Kit mais novo que é capaz de transformar o motor 88 em motor 103 (o mesmo que equipava os modelos Screaming Eagle). Todo mundo diz que a moto já anda muito.

Mas eu ainda quero a moto desenvolvendo melhor na estrada. As HD´s são rainhas no quesito torque, isto é, são motos que rodam em regime de giros mais baixos e produzem tanto torque quanto uma esportiva que gira em um regime muito maior. As HD´s em estrada rodam como um carro, com regime entre 2500 e 3500 rpm, sendo o pico na faixa dos 4000 rpm.

Os motores maiores conseguem uma perfomance igual com um regime um pouco mais baixo. Ora, se todos dizem que a moto já tem potência suficiente (a potência declarada dos motores 88 é de 62hp, enquanto a dos motores 96 é de 71 hp), qual vai ser a solução para deixar a moto mais "esperta"? A resposta que vem me dando é a troca do comando de válvulas.

O comando de válvulas é uma parte mecânica (independe de eletrônica) que faz as válvulas abrirem e fecharem. Na realidade é o comando de válvulas que dita o ritmo do motor. Nosso comando de válvulas original privilegia a faixa de rotação média, onde o motor consegue um desempenho mais regular, evitando os giros mais altos e baixos.

Uma moto mais "esperta" vai precisar ultrapassar um pouco esse regime médio para aproveitar melhor a potência que o motor desenvolve. Uma moto que necessite ter mais força vai precisar ter a faixa de torque começando mais cedo. A Harley Davidson com a divisão Screaming Eagle desenvolveu um a série de comandos de válvulas esportivos que visam isso. Os comandos que necessitam de menos alerações são os comandos SE 203 (privilegia baixa e média rotações) e o SE 204 (privilegia média e altas rotações). Problema é achar os bichos no Brasil. O kit 95 usa o comando SE 203 para aproveitar o ganho de potência nas faixas inferiores, mas nada impede de usar o SE 204.

Só para ilustrar o que estou falando, no catálogo de peças da Harley Davidson, na seção Screaming Eagle, a gente encontra o seguinte:

SCREAMIN’ EAGLE® PRO TWIN CAM®
PERFORMANCE CAMS
Kits include front and rear cams. Splined rear cam is included for exceptional load handling capability. Gaskets and bearings not included. Dealer installation is recommended, and special tools are required for proper installation.Cam Installation Kit P/N 17045-99C (sold separately) includes all required gaskets, bearings and seals for proper installation. ’99 models require splined Cam Sprocket P/N 25716-99 for installation. All EFI models require ECM calibration* (priced separately). For race application only.

SE-203 Cam Kit
Performance cam designed to provide exceptional low and mid-range torque. These cams are also used in the Stage II EFI Kits. For race application only.
25937-99B Fits ’99-’05 Dyna®, ’00-’06 Softail® and ’99-’06 Touring models. $269.95
25458-06 Fits ’06-later Dyna, and ’07-later Softail and Touring models. $299.95

SE-204 Cam Kit
This cam produces peak horsepower around 5800 RPM and installation does not require any headwork or performance valve springs. Should be used in conjunction with open intake and exhaust. For race application only.
25149-00 Fits ’99-’05 Dyna, ’00-’06 Softail and ’99-’06 Touring models. $269.95
25464-06 Fits ’06-later Dyna, and ’07-later Softail and Touring models. $299.95

Assim, não se precisa troca de moto só pelo motivo de ter um motor maior. A HD é realmente um lego: vale a pena trocar o comando de válvulas até nas motos mais novas, pois assim a gente consegue uma moto mais "esperta", que aproveite melhor a potência que ela já tem nas faixas que a gente gosta de usar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá

Tenho interesse de comprar uma Night Rod 2012 porém a cor orange Sedona nao sei se seria boa opção. Alguém poderia me dizer algo a respeito?