domingo, 22 de junho de 2008

Você já tentou levantar uma Harley Davidson?

Em algum momento na vida de um harleyro já aconteceu da moto tombar ou cair. A Harley é uma moto pesada e como todos imaginam, depois que o centro de gravidade é ultrapassado, só em um estado de adrenalina total para impedir que a moto vá para o chão. No máximo a gente tenta que a moto diminua a velocidade da queda.

Depois que passa o susto, você se levanta se tiver ido junto com a moto ou simplesmente vê a menina deitada no chão, você começa a pensar como é que isso aconteceu... e não vai saber explicar.

Seja prático. Primeira coisa será fechar a torneira da gasolina se a sua moto for carburada, depois ver se alguém te ajuda a levantar a moto. Muitas vezes você está sozinho e sozinho continua. A Revista HOG Tales colocou uma matéria interessante sobre como levantar a moto sozinho, que publico abaixo as providências a serem tomadas:

Vamos checar a nossa máquina: certifique-se que o motor está desligado. Certifique-se que não houve derramamento de combustível no chão ou em qualquer parte da motocicleta. Tome muito cuidado, se houver.Se a motocicleta tombou para o lado direito, extenda primeiro o descanso e engrene a marcha em primeira.Agora, use esta técnica para levantar sua motocicleta :

(Technique II – Motocicletas pesadas – uma motocicleta que tombou para o lado esquerdo)
1 - Vire o guidão para a posição de travamento.
2 - Encontre o ponto de equilíbrio entre os dois eixos, considerando o peso do motor. Você quer o ponto onde o peso da motocicleta estará bem distribuído no sentido do comprimento.
3 - Abaixe-se e coloque as costas/nádegas de encontro ao banco do piloto. Mantenha suas costas eretas.
4 - Com uma mão, agarre a manopla, mantendo o seu punho reto.
5 - Com a outra mão, agarre uma parte da estrutura da motocicleta, tomando o cuidado para não agarrar nenhuma parte quente (escapamento, por exemplo).
6 - Suspenda a motocicleta usando suas pernas, enquanto continua empurrando a motocicleta com as nádegas, em pequenos movimentos, para colocá-la na vertical. Mantenha suas costas eretas.
7 - Abaixe o descanço da motocicleta (neste exemplo) e coloque-a num lugar seguro.

Depois que sua motocicleta estiver na posição vertical e devidamente estacionada em um lugar seguro, tome alguns minutos para inspecioná-la e verificar se houve alguma avaria.Na maioria das vezes, o tombamento só ocasiona alguns arranhões e assim mesmo no mata-cachorro. Mas verifique se não há alguma parte da motocicleta raspando o pneu, especialmente quando você ( e o seu garupa) estiver sentado na motocicleta.Cuidado especial deve ser tomado com as manoplas, para verificar se o freio de mão ou a embreagem, não foram afetados. Se tiverem sido atingidos, mesmo que aparentem boas condições, devem ser substituídos na primeira oportunidade.(adaptação livre de um artigo escrito por Becky Tillman, Instrutora Líder da Academia Harley-Davidson de Motociclismo e publicado na revista Hog Tales, de Março/Abril de 2008).

Nenhum comentário: