sexta-feira, 25 de julho de 2008

Casaco, colete e camisa(eta)

Não tem nada melhor do que andar de moto com tempo bom, vestindo só uma camiseta, mas como nem sempre o tempo é bom e do mesmo modo nem sempre se consegue andar com temperaturas altas, muitas vezes faz falta um casaco.


O Roberto diz que eu sou muito friorento, pois ando de casaco no inverno e no verão, mas isso é opção pessoal. O casaco é necessário na estrada e deve ser bem escolhido. Não adianta andar com um casaco pesado em pleno verão só porque ele tem as proteções nos ombros e cotovelos. Na cidade, o casaco pode fazer diferença, mas geralmente a galera deixa ele em casa.

Colete é prático e muitos gostam de ostentar os patchs do motoclube. Eu tenho o meu colete que coloco em cima do casaco quando saio em eventos oficiais do HOG. É boa opção para viagens, quando é necessário carregar carteira, dinheiro e outras coisas, que se guardadas na calça vão acabar incomodando durante a viagem.

Camisa e camiseta devem ser escolhidas conforme o casaco, o percurso e a duração da viagem. Na cidade muitos acabam usando camisas mais grossas como um casaco fino, mas isso não dá a proteção necessária nem cumpre a função do casaco, que é de cortar o vento.

Tente fazer uma combinação de camisa(eta) e casaco que seja confortável e segura para a estrada. Por exemplo: um casaco de cordura com forro térmico fica muito bom do outono até a primavera, trocando apenas a camiseta por uma camisa mais quente.


Para o uso diário, um casaco que corte o vento e te dê proteção em um acidente eventual é o ideal. Por exemplo: um bom casaco de couro que tenha as proteções de ombro e cotovelo.


Pensando nisso leve em consideração o seguinte na hora de escolher seu casaco:
  • couro não é casaco quente nem impermeável, serve apenas para cortar o vento e manter o calor interno se estiver fechado;

  • cordura é casaco leve, ideal para uso prolongado e dependendo da trama da cordura chega a ser resistente à agua, mas não é impermeável;

  • leve em consideração o uso de espaldeira para a coluna, se for fazer uma viagem muito longa;

  • as proteções de ombro e cotovelo deixam você desconfortável fora da moto, procure um casaco que estas proteções possam ser retiradas e colocadas para um uso diário;

  • roupa de chuva é bom, mas leve em consideração que o escapamento costuma queimar as calças por elas não possuirem proteção além de escorregar quando o banco fica molhado. Eu uso uma calça de goretex (membrana sintética que apesar de impermeável permite que o calor dentro da roupa saia) e meu casaco de cordura tem um forro impermeável. Essa combinação também aparece no equipamento FXRG da Harley Davidson, com forros e proteções de fácil colocação e retirada.

Falando em equipamento FXRG, essa linha da Harley Davidson é a mais completa que conheço, com calça de viagem com forro impermeável, proteções nos joelhos e acabamento prevendo o desgaste pelo calor que vem do motor. O casaco vem com forro térmico, forro impermeável e cinta abdominal que serve como espaldeira. O valor desses equipamentos é proporcional ao acabamento e funcionalidade dos mesmos, sendo a linha mais cara da HD, mas vale o investimento se você pretende fazer várias viagens. A linha FXRG é apresentada em couro e cordura e a escolha é pessoal.

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