domingo, 3 de agosto de 2008

calças

Muitos gostam de usar uma bermuda ou short para andar de motocicleta. De Harley Davidson fica muito difícil. O calor que é dissipado pelos cilindros e pelo escapamento é excessivo, por uma característica da motocicleta, e andar sem proteção nas pernas fica muito desconfortável.

Aliado a isso temos a necessidade da segurança. As pernas cobertas privilegiam a segurança, protegendo as canelas de pancadas e arranhões que acontecem pela exposição das pernas no uso da motocicleta.

Apesar da nítida preferência da Harley Davidson pela estrada, muitos usam-na diariamente e muitas vezes saem de terno para o trabalho. A calça social não nasceu para a Harley. É uma calça fina, muitas vezes com um tecido sintético de pouca resistência ao calor e que acaba não servindo nem para proteger as pernas nem para amenizar o calor. No caso do calor, o tecido sintético é uma armadilha para queimaduras, tanto do tecido quanto da pele do motociclista.

O motociclista deve ter em mente que a calça é elemento de segurança e conforto, tanto nas viagens quanto no uso diário. Procure usar uma calça que seja confortável, principalmente quando estiver em viagem, e que seja feita de um tecido mais resistente.

O mercado já vem fabricando calças em cordura, algumas com forros térmicos e impermeáveis visando a estrada. Bons exemplos não faltam: Sidi, Dainese, Spidi. A Harley Davidson tem a sua calça de viagem feita em cordura ou couro, na linha FXRG. É uma calça de preço salgado, mas para quem gosta da estrada é investimento bom.

O inconveniente destas calças é chegar no local e trocá-las se não for uma viagem bate e volta, pois elas não foram feitas para serem usadas com outras calças por baixo (não são calças que possam ser "overpaints").

As chamadas overpaints são uma grande solução para os motociclistas que necessitam usar roupas sociais para trabalhar. Calças em Gore Tex ajudam na segurança e evitam estragos nas calças .

Eu não uso calças especiais para viajar, continuo fiel ao bom e velho jeans, mas a Silvana já usa uma calça Spidi, com proteções em joelhos e coxas e forro impermeável que ela acha muito confortável. E já se veem muitos colegas de HOG usando este tipos de calças nos passeios que são organizado no HOG RJ.

Portanto, não se acanhe em fazer um investimento em calças para viajar, pois além de prover maior segurança, muitas vezes acabam sendo uma economia em desgaste de roupas, além de evitar a roupa de chuva impermeável.

Nenhum comentário: