domingo, 31 de agosto de 2008

Viagens

Setembro e Outubro tem diversas opções de passeios, alguns mais longos do que outros, e vou publicar novamente um post da casa antiga.

"como estragar uma viagem.
Eu sei que já tratei disso antes da viagem à Tiradentes, mas eu li este post no Blog do PHD Wilson Roque e achei que valia a pena postar novamente lembretes sobre os cuidados antes de viajar.
As melhores maneiras de estragar uma viagem são:
1. Leve muita bagagem.Você já viu isto, não é mesmo? Motos lotadas de coisas, até o “teto”. Parte dos motivos que nos levam para a estrada numa Harley é o sentido da liberdade, mas algumas pessoas querem levar toda a sua vida formal, junto. Procure levar sómente o necessário. Escolha roupas que sirvam para todas as ocasiões (dia ou noite). Lembre-se, você sempre pode comprar o que esquecer e que era, realmente, necessário.

2. Leve pouca bagagem. . . . mas não muito pouca. Esqueceu a capa de chuva? Ou aquela camisa quentinha para o passeio pela montanha? Sente-se e faça uma boa lista de viagem. No regresso, adicione aquilo que você deveria ter levado e esqueceu. Elimine aquilo que levou e não usou (isto não se aplica a ferramentas ou itens de emergência). Guarde a lista para futuras viagens. Depois de alguns passeios/viagens você terá a lista ideal (ou próximo disso . . .). Você pode até dividir a lista em “pacotes”, tipo: bate-e-volta, fim-de-semana, uma semana, etc.

3. Faça pernadas longas demais. Se você não fez esta viagem antes, dê uma boa estudada no mapa e veja as alternativas. A extensão de uma pernada vai depender de sua motocicleta, se a pista é uma rodovia duplicada ou não, quem está viajando com você, o tempo, seu preparo físico, etc. À medida que você vai ficando mais experiente vai constatar que:· Até uns 300 km em um dia, é “sopa”.· 600 km em um dia você estará pilotando mais do que desfrutando o passeio. Provavelmente vai estar cansado, no fim do dia.· 800 km por dia e deixa de ser prazer; virá obrigação !!!!· 1.000 km ou mais é coisa para uns poucos. Não é para mim!

4. Não discuta o Plano de Viagem com o grupo. Velho ditado: “Viaja mais rápido quem viaja sózinho.” Novo ditado: “Quem viaja em grupo estará limitado ao mais lento.”Se você deseja cobrir longos percusos em cada dia, isso será difícil se o grupo todo não estiver com a mesma disposição. Assim, é importante determinar os pontos de parada e o objetivo de cada pernada.

5. Não discuta o Plano de Viagem com sua/seu garupa. Isto é básico. Antes de cada viagem/passeio, discuta os detalhes com a/o garupa. Pessoas em motocicletas diferentes podem mudar de idéia e seguir caminhos diferentes. Mas ainda não inventaram a forma de fazer a mesma Harley seguir rotas distintas. . .

6. Não se preocupe em revisar sua Harley. Começar uma viagem com pneus desgastados, com o carburador engasgando, é receita para desastre: revise sua moto dias ou semanas antes de sair. Troque o óleo, verifique pneus/freios, substitua qualquer peça ou componente que esteja no final de sua vida útil. Ter que procurar um mecânico numa cidade estranha não é o melhor que pode acontecer na sua viagem.

7. Não se prepare para emergências. Leve sempre alguns items para emergências, como um kit de primeiros-socorros, kit de conserto de pneus, lanterna, um kit multi-ferramenta ou o cartão do seguro para rebocar a criança para a oficina mais perto.

8. Não se preocupe com os documentos. Tenha sempre seus documentos e os da sua motocicleta, com você. Coloque tudo dentro de um envelope plástico tipo zip-lock para proteger de uma eventual chuva. Tenha também telefones de emergência à mão, além do cartão do seu Seguro Saúde.

9. Siga o Chefe.Muitos vão nos passeios/viagens para socializar, mas é muito difícil conversar e socializar na estrada. Assim, não é necessário seguir juntos, na mesma velocidade, se você não está confortável com a “batida” do líder. Seguir Harleyros com muita experiência ou que preferem mais velocidade, pode tornar uma viagem prazeirosa em um estress desnecessário. Antes de sair, combine onde vão parar. Se você não quiser manter a mesma velocidade, reduza e marcha e chegue um pouco depois, mas com segurança.

10. Beba e dirija.É a coisa mais estúpida a fazer com uma motocicleta.Todo mundo sabe disso. Simplesmente não beba. Ponto! Você tem todo o tempo do mundo, depois que chegar ao destino, para curtir sua bebida favorita. Não corra riscos desnecessários.

11. Não se preocupe com sua bagagemImagine a cena: você sai de manhã, a temperatura está em torno de 16 graus e você vai de jaqueta, calça de couro, luvas, camisa de manga longa. Agora, quase meio dia, sol a pino, 40 graus centígrados. Onde você vai guardar a jaqueta? Deixe um espaço reservado no seu alforge para guardar o que você não precisa.

12. Não se preocupe com a Previsão do Tempo.Se você vai viajar por alguns dias, claro que o tempo pode virar. Você está com a roupa certa e trouxe roupa alternativa (veja as sugestões acima), então não deve ter problema, certo? Certifique-se de ter roupas adequadas, especialmente se a geografia muda muito no decorrer da viagem (praia x montanha, por exemplo)."

Nenhum comentário: