quinta-feira, 18 de setembro de 2008

BMW Riding Experience

Sábado passado (13/09) houve o evento patrocinado pela marca alemã BMW que consistiu em Test Drive de diversos modelos de carros e motos da linha 2009, entre eles a nova série 6.

Ganhei convite e fui ver as novidades. As motos estavam rodando o tempo inteiro e só dava para olhar os novos modelos nos intervalos entre uma saída e outra. Já os carros estavam em exposição aguardando a saída e no estande montado na sede do Itanhangá Golf Club, onde era servido um buffet.

Novidade mesmo só a série 6, mas como não fiz test drive (agenda completa) não vou tecer qualquer comentário sobre os carros.

Nas motocicletas estavam liberadas para teste as GS 650 X e GS 650 Adventure, além da GS 1100 e os modelos K 1200 R e K1200 T. Como não sou amante dos gafanhotos big trail, me inscrevi para dar uma volta na K 1200 R.

Depois de uma espera de mais de uma hora (padrão IZZO de organização) montei na criança. Moto com características de moto speed, com motor gerando mais de 170 cavalos e com muita tecnologia embarcada (controle de tração, controle das suspensões feito eletronicamente e abs), a motocicleta tem torque em todas as faixas de giros e acelera muito, mas muito rápido mesmo.

Os freios abs param a moto em distâncias, que para quem anda de HD, muito curtas, sem travar rodas e com uma certa violência ao menor toque dos manetes de freio. Aliás, se você não quiser usar o freio traseiro, não se preocupe porque existe um sistema que balanceia o uso dos freios ao simples toque da manete do freio.

Como o trajeto foi curto e feito na rua não me arrisquei a grandes experiências nas curvas, mas ela aceita bem qualquer entrada, e como o torque surge muito cedo, a saída de curva é uma catapulta para frente.

A regulagem de suspensões é um capítulo a parte: com pelo menos oito posições pré-definidas e uma posição programável, é impossível você não conseguir o melhor acerto das suspensões. A roda traseira não patina (controle de tração auxiliado pela suspensão eletrônica) e as suspensões absorvem qualquer impacto oriundo das diferenças de piso. Você pode inclusive mudar o ajuste da suspensão em uso para melhor performance da moto.

Enfim, uma moto que custa mais ou menos o que custa uma Electra Glide, com muita tecnologia e muita disposição para andar.

Vale a pena trocar de moto? Não. Minha Fat não faz nem metade do que essa BMW faz, mas em compensação tem um opcional que ainda não encontrei nas outras motos: a "família HD".

Vou explicar melhor: enquanto esperava minha vez, chegaram vários colegas de HD, trazendo uma animação a um evento bem desanimado, com várias panelinhas formadas. Quando aquelas HD entraram pelo clube, com o ruído característico das Harley falei para a Silvana: a galera chegou! Todos olharam para o grupo, o grupo chegou fazendo bagunça, muitos proprietários e interessados nas BMW foram ver as HDs e acabou se formando dois grupos: um de preto de HD e outro de roupa azul e branca da BMW.

Engraçado como harleyro gosta de moto. Mesmo em um evento da concorrência, todos foram conhecer os modelos novos.

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