quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Riders Program módulo II

No mesmo sábado (13/09) aconteceu o módulo II do Riders Program. Esse módulo se refere a pilotagem em baixa velocidade. São técnicas que te permitem conhecer os limites dessas máquinas pesadas que são as HDs.

Durante o curso foram praticadas as técnicas de controle das motos em slalows, oitos, zeros e C´s. Sempre usando o freio traseiro (meio negligenciado pelos motociclistas) e a embreagem.

As manobras são muito bacanas de serem vistas e de fora você fala: isso é mole. Não é não! Depois do almoço, com o final da aula e da prática, a pista foi liberada para todos e, mesmo já sendo íntimo da minha Fat, não consegui executar nenhuma das manobras, exceto o slalow. O oito e o zero tem tamanho maior, bem maior do que o do exame do Detran, portanto mais adequado às HDs e mesmo assim posso afirmar que é preciso muito treino para fazer as manobras exigidas.

É verdade que na prática normal você não vai chegar aos limites propostos pelo Riders II, mas isso te traz muita confiança no uso normal da moto. Para a turma que gosta de raspar pedaleiras, posso dizer para vocês que o Riders II não leva a moto a esse limite, mas fazer a manobra dentro daquele trajeto e sem tombar exige bastante perícia, até mesmo porque a idéia não é raspar a pedaleira, mas sim executar a manobra de forma segura.

Quem fez o módulo recomendou bastante e disse que vale a pena aprender essas técnicas.

Eu não fiz, mas talvez ainda faça. O próximo está marcado para fim de setembro/início de outubro.

Nenhum comentário: