quinta-feira, 25 de setembro de 2008

shimmy na Dyna

Na minha penúltima postagem coloquei alguns comentários de usuários de Sportster que haviam trocado a magrinha pela Dyna e de alguns outros proprietários que começaram direto com a Dyna.

Eles relataram um problema de "shimmy" ocasionado pela torção do quadro em velocidades mais altas, e, na minha opinião, pouco coerentes com a utilização da moto, relatando uma solução com a colocação de um acessório que garante maior rigidez ao quadro e consequente superação dessa "caracteristica" da Dyna.

Um desses colegas postou esta semana que comprou e instalou o True-Track e afirma que o problema acabou. Segue a transcrição do comentário para avaliação dos futuros e atuais proprietários de Dyna:
  • Amigos.Fim dos problemas com a elasticidade no chassi da Dyna Super Glide, depois de passar alguns sustos com a moto importei (oficialmente) o True-Track, acessório que promete eliminar um problema com a Dyna 1600 que insiste em "shimar" nas curvas, irregularidades e acima de 140 kms.O acessório foi comprado no site do próprio fabricante: http://www.true-track.com/ depois de um indicação de um amigo e da leitura deste artigo: http://www.bikernet.com/garage/truetrack.asp.
    O problema como disse acima ocorria em curvas mais rápidas, irregularidades no asfalto e em situações normais acima de 140 kms, numa necessidade de ultrapassagem por exemplo a moto balançava muito e o guidão shimava (balançava) colocando o piloto numa situação de risco, tomei vários sustos até acostumar com o problema e perceber esta limitação. Tecnicamente o que ocorre é que as rodas dianteira e traseira perdem o alinhamento em situações que o quadro é submetido a algum esforço devido a falta de ancoragem no plano lateral. Com o True-Track os 2º e 3º links faltantes são instalados nas partes frontal e traseira do conjunto do motor. O link superior do estabilizador atua para o conjunto do motor "ancorado" no plano lateral do quadro, mas não é suficiente. Agora, o conjunto do motor pode se mover somente para ci ma e para baixo (na vertical), da forma como foi projetado, e não na lateral.O resultado é um conjunto mais rígido contribuindo com a estabilidade da motocicleta em situações de esforço, desta forma o conjunto permanece alinhado evitando que a moto "shime".Fiz a instalação hoje na oficina American-Garage em Campinas (http://www.american-garage.com.br/), no caso da Dyna são duas peças uma instalada na parte dianteira da motocicleta e outra na parte traseira, na linha Softail é apenas uma peça (veja no site do fabricante). Abaixo algumas fotos que tirei durante a instalação feita pelo mecânico Thales.Voltando de Campinas para Sampa fiz questão de vir pela Anhanguera para testar o acessório e posso afirmar com toda certeza que o comportamento da moto mudou radicalmente para melhor, logo na saída da oficina já percebi a diferença a moto parecia estar mais leve, mais na mão. Já na rodovia Anhanguera fiz algumas ultrapassagens rápidas forçando bem a moto para os lados deitando bastante, a sensação agora é que estou pilotando uma naked e não mais uma custom tamanha a diferença na rigidez do chassi.Foi o melhor investimento que fiz na minha moto, recomendo a todos que gostam de uma tocada mais esportiva em suas motos Harley Davidson.Grande Abraço. Sávio "Cupim"

Percebam que essa solução foi adotada pela Harley Davidson nos modelos Sportster que possuem os três links ancorando o quadro ao motor. Não se falou ainda se essa solução traz vibração acima do normal ao quadro, mas acredito que isso não ocorra, até mesmo porque essa solução na Sporster se mostra bastante eficiente.

As Touring também usam esse mesmo acessório, que originalmente foi concebido para essa família, e a Harley está mudando o quadro (totalmente novo) na linha 2009

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal. Gostaria de saber de quem comprou dyna 2009 se vem com alarme? No manual da 2009 consta o alarme. No vlelocímetro também tem a lampada vermelha no formato de chave que é do alarme. Então por que não entregaram o alarme?
Marcos - RS

wolfmann disse...

Marcos, salvo engano, somente os modelos 2010 estão sendo fabricados no Brasil com alarme de fábrica.

O alarme conta com previsão de instalação por isso consta no manual e tem os indicadores de liga/desliga no painel.

Essa luz espia do alarme também indica erro no sensor da ponteira (mal funcionamento ou não presença).

Você pode importar o alarme original para a sua Dyna. A instalação será plug and play exatamente porque já está com a preparação toda feita na fábrica.

Se algum colega com Dyna quiser postar algo mais, fique a vontade.

Victor disse...

Wolfmann, estou comprando uma Dyna Swichback 2013/2014. Você sabe se os modelos deste ano tiveram correção, ou se continuam precisando instalar o estabilizador?