terça-feira, 11 de novembro de 2008

Rally de regularidade até Lumiar

Promessa é dívida e ficou faltando comentar o Rally de regularidade, evento principal do I HOG Regional BH/RJ, que ocorreu no sábado 01/11.

A maioria dos participantes do evento fez inscrição para participar do Rally no momento em que fez a inscrição para o evento, mas no momento da largada apenas 17 motos se aprontaram para a saída. E como a chuva apertou na subida da serra para Lumiar, somente 11 motos chegaram em Lumiar, com seis participantes desistindo antes de completar a metade do rally.


O Briefing do Rally ocorreu na noite anterior e o percurso deve ter desanimado muita gente: com largada e chegada no Hotel Atlântico Búzios, sede do evento, o percurso seguia para Rio das Ostras, Casimiro de Abreu até a BR 116, de onde pegava a rodovia renovada Serra Mar que leva para Friburgo através de uma serra com belas paisagens e algumas curvas mais acentuadas. O Chapter RJ já fez um bate & volta nessa estrada. Esse percurso tem 214 km de extensão para serem cumpridos em 4 horas, com uma hora de intervalo na chegada em Lumiar. Nada que o pessoal não estivesse acostumado, mas o tempo ameaçava chuva e talvez isso tenha pesado na decisão da maioria em não participar.


Os participantes tem a opção de fazer o rally sozinho ou com a ajuda de um navegador que segue na garupa indicando caminho, média e velocidade no trecho cronometrado. A organização posiciona PC´s (postos de controle) a fim de verificar se o participante está mantendo a regularidade proposta. Ganha o Rally o participante que conseguir "zerar" nos PC´s, ou seja, passar dentro do horário estipulado na planilha, garantindo que seguiu o trajeto dentro da velocidade proposta. Chegar antes ou depois do horário estipulado implica em pontos a serem atribuídos ao participante e quem tiver menos pontos perdidos ganha a competição.

Por opção não tinha participado dos Rallys anteriores para não criar clima entre eu e a minha navegadora (Silvana), mas no evento de Tiradentes, a mulherada decidiu ficar na cidade e liberar os maridos para o Rally e acabei fazendo dupla com o Ricardo Montenegro: eu de navegador e ele de piloto. Na competição nacional, entre 100 participantes, chegamos em 16º lugar, sendo a terceira melhor dupla do Chapter RJ, que fez primeiro e terceiros lugares.

Nesse Rally a dupla foi mantida e chegamos em 2º lugar, perdendo para uma dupla capixaba, que correu com moto emprestada pois formam equipe de enduro, correndo de carro (participaram do enduro da independência e o Rally dos Sertões algumas vezes).

Em que pese a experiência dos vencedores posso dizer que perdemos em um erro de navegação meu (perdi uma entrada e com isso passamos cerca de 2 minutos atrasados no PC) e pneus gastos, muito próximos do fim de uso, que forçaram uma redução de ritmo no trecho molhado, onde haviam dois PC´s. Reparem nos pontos perdidos por cada dupla:

PONTOS PERDIDOS
62 CARLOS ALBANO 9 28 30 23 -12 5 21 22 17 12 56 -38 273

3 RICARDO MONTENE 6 7 18 136 19 5 24 8 87 4 10 3 327

1 SIDNEY BRUNSTEI 17 10 68 253 218 186 23 13 140 5 5 1 939

47 RODRIGO NAVES -18 18 60 89 78 28 -68 -214 -244 -282 7 -92 1198

67 MARCELO FRANCIS 14 10 -80 481 397 285 75 101 38 -16 -44 -52 1593

O 4º PC ficava logo após a placa da entrada para Lumiar, e pode ser notado que apenas o vencedor conseguiu não perder a entrada ou se perdeu a entrada, conseguiu recuperar rapidamente (hipótese mais provável, uma vez que passou adiantado no PC seguinte, só recuperando a média na chegada a Lumiar).

Nós perdemos a entrada e praticamente entramos na média no PC seguinte, conseguindo minimizar bastante o atraso.

As duplas seguintes a nós também perderam a placa de entrada, mas somente o quarto colocado conseguiu uma recuperação, mas errou na largada para a volta a Búzios pois saiu adiantado quase um minuto e só se deu conta em Casimiro de Abreu, quando praticamente zerou no penúltimo PC, passando novamente adiantado no último PC.

A terceira colocação foi exatamente decidida nesse erro do quarto colocado, pois foram mais constantes e a dupla que chegou em quinto teve um prejuízo bastante grande na placa da entrada para Lumiar, aliado a um cronometro que zerava a cada 30 minutos, que não foi possível recuperar.

Talvez se não estivessemos com os pneus tão deteriorados e a chuva não tivesse caído com a intensidade que caiu na volta para Búzios, o resultado fosse outro, basta ver que fomos melhores que os primeiros colocados em 9 dos 12 PCs.

De toda a forma valeu a brincadeira, e a próxima está marcada para 29/11 em Paraty no Regional SP/Campinas, mas acho que não vai dar para participar.

Nenhum comentário: