sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Viajar de moto é lazer?

Muita gente tem como hobbie passear com a motocicleta no fim de semana. Será que isso deve ser levado a sério?

Claro que sim, afinal você quer ir e voltar, certo?

Já falamos muito de equipamento de segurança: capacete, luva, bota, calça e casaco. Também já falamos de segurança e conforto na motocicleta. Mas, depois disso tudo vivenciei uma situação na semana passada que trouxe um outro aspecto importante na hora de curtir o nosso hobbie: preparo físico.

Quem me conhece sabe que não sou um atleta. Um das minhas atividades físicas preferidas é sentar em um bar (de preferência o Rota 66) e tomar uma bebida conversando com os amigos. Minha barriga de tanquinho (cheia de roupa de molho) eu cultivo desde a minha terceira série primária (sim, eu sou um velhinho: eu fiz primário!) e nem por isso me esgoto em uma viagem de motocicleta.

O episódio que me fez refletir sobre isso foi uma pequena viagem de 350 km em ritmo pouco mais acelerado do que os passeios organizados pelo HOG onde um amigo chegou com a coluna completamente moída. O estado precário fez inclusive que eu e um terceiro amigo fizessemos uma escolta para ele não ter problemas na estrada. Além de diminuir o ritmo, era vísivel que ele estava bastante incomodado com as dores que sentia.

Esse episódio não é o primeiro que vivencio: outros colegas (a maioria pilotando Sportsters) tiveram alguns problemas com a estrada e colocava a culpa na moto.

Bom, acho que a culpa é do piloto mesmo. Se você sente que a moto te traz muito desconforto no uso mais longo (no caso foram sete horas de serras com um intervalo de 1h30 para almoço) é bom ter certeza que pode amenizar com modificações na motocicleta, mas sobretudo você precisa ter certeza de que vai aguentar a viagem.

Além do problema de não conseguir trazer a moto de volta, você pode ter um problema maior durante a volta acarretado pela dificuldade em pilotar.

Certifique-se que estã em condições, não entre em uma viagem se não sentir em condições. É melhor fazer um passeio pela cidade enquanto espera a turma para confraternizar com eles na volta.

Nenhum comentário: