segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bagagem

Fiquei devendo falar sobre o modo de arrumar as bagagens na moto para o Alberto, leitor que acompanha o blog.

Já tratei do assunto há pouco tempo atrás, mas vale lembrar que a bagagem é fator que influencia a estabilidadee da motocicleta. Agindo como um garupa sem vontade própria, a bagagem se for mal amarrada acaba comprometendo totalmente a dirigibilidade da motocicleta, fato atestado pela Silvana na descida de Campos do Jordão para São Paulo onde a bolsa de sissy bar dela ficou frouxa três vezes e fazendo a moto balançar a traseira conforme o balanço da bolsa.

Fica óbvio que o melhor meio de carregar bagagem é não carregar, mas isso só acontece em grandes eventos, onde o grupo conta com carro de apoio para levar a bagaggem.

No uso diário, aqueles que usam sissy bar levam vantagem porque podem prender bolsas, mochilas, pastas e cases no sissy bar com aranhas e esticadores deixando o conjunto bem homogeneo. Alforges costumam ser uma solução para quem gosta de carregar muita coisa diariamente, inclusive já vi HDs com bauleto GIVI preso no bagageiro. Eu uso bolsa de tanque magnética presa no paralama traseiro quando estou sem garupa (99% do tempo) ou prendo a mochila no sissy bar quando não desmontei-o.

Existem pequenas cabeças de parafuso com garraas que podem ser usados para prender as pontas da aranha e assim prender a mochila no banco/paralama traseiro.

Em viagem a coisa muda de figura e as Electras Glides Classic e Ultra Classic tem a grande vantagem dos alforges e tour pack rígidos presos na moto sem perigo da carga balançar. Note-se que se o tour pack não estiver bem arrumado, o balanço da carga desequilibra a motocicleta do mesmo modo que uma bolsa mal amarrada. Use os ganchos internos do tour pack para prender a bagagem com uma aranha e evitar esse problema. Lembre também que existe um liner apropriado para os alforges que você retira junto com a bagagem no momento da chegada e dá muita praticidade ao tira e põe da bagagem nos alforges.

Para as demais motos restam as opções de bolsas magnéticas, bolsas de sissy bar e bagageiro e alforges (fixos ou não). Muitos colegas optam pelos alforges destacáveis para poder retirar a bagagem da moto sem se preocupar com bolsas dentro do alforges, mas eu acho pouco prático em virtude dos procedimento de tirar e colocar os alforges.
A bolsa de tanque é desaconselhável para as softail em virtude do velocímetro e painel se localizar no tanque e uma bolsa dessas atrapalha a visualização.

Minha opção, tanto pela praticidade quanto pelo conforto na estrada, são as bolsas de sissy bar e bagageiro. Eu rodo quase sempre solo com minha esposa me acompanhando na FX e uso o banco do garupa (no caso do badlander que uso, esse banco é um mero acabamento do banco/paralama traseiro) para colocar uma bolsa de viagem presa ao sissy bar e outra bolsa fechando o conjunto em cima do bagageiro. Essa configuração tem a vantagem de servir de apoio para as costas durante a viagem e desta forma eu viajo como se estivesse sentado em uma poltrona sem braços.

Se você viaja com uma garupa essa opção tem de ser repaginada: as duas bolsas vão no bagageiro com uma delas presa na outra pelo sistema de engate D. Normalmente a bolsa que vai presa na outra acaba tampando a placa ou você precisa prende-la nos encaixes superiores, quando te recomendo firmemente uma aranha para dar rigidez ao sistema.

Garupas mais exigentes acabam te forçando a usar essas bolsas acompanhadas de alforges transformando sua moto em uma árvore de bolsas.

Vou colocar uma foto minha em viagem para entenderem melhor a minha opção para carregar as bagagens:



Reparem que não há excesso lateral como seria com os alforges, possibilitando uma pilotagem bastante semelhante a pilotagem solo que pratico diariamente.

Nenhum comentário: