sexta-feira, 1 de maio de 2009

Bancos, Windshields e Highway Foot Pegs

Dessa viagem à Campos do Jordão tirei algumas observações sobre conforto nas viagens.

As motos, mecanicamente falando, proporcionaram uma excelente viagem a todos, mas em termos de conforto alguns detalhes podem ser melhorados.

De cara os bancos: meu banco é um Badlander (o banco original da Night Train). Esse banco é cavado, fino e com pouca espuma, mas com excelente apoio para a lombar. Eu não tive qualquer tipo de problema, mas o Claudio reclamou muito quando usou ele na cidade, principalmente da posição de pilotar bem mais a frente que o banco sela original da Fat Boy. Para a garupa nem é preciso falar que ele é inexistente, um mero acabamento para evitar que o garupa vá sentado no paralama.

A Silvana usou a garupa do Badlander, inclusive na estrada até Tatuí e não conseguiu aguentar. Foi salva pelo Celestino que a trouxe até Penedo e pelo Rogério que a trouxe de Penedo até o Rio de L200.

Não dá para comparar as garupas do Badlander com o "sofázão" da Electra. É óbvio que a garupa do Badlander perde em todos os quesitos para o banco da Electra, mas dá para comparar com a garupa original da Fat. A Paty andou com o Claudio na Electra do Celestino e mesmo os bancos da Fat do Claudio terem sido reformados com adição de gel no assento, ainda assim a garupa da Electra é muito melhor. Basta dizer que a Silvana chegou completamente descansada enquanto a Paty fazia alongamentos sempre que parávamos.

Windshiels ou parabrisas são outro acessório que muitos recomendam para viagens. O Bocuzzi está com uma Heritage Classic e reclamou muito do Windshield por conta da turbulência no capacete, lembro ainda que o Alvaro chegou a reclamar de formigamento nas mãos por conta do Windshield. O Claudio fez a viagem com ele e achou muito bom, embora a turbulência no capacete exista, não chega a incomodá-lo. Já com os "morcegões" da Electra, você pode ir tranquilamente com um capacete aberto porque a turbulência é praticamente inexistente, o vento não incomoda e a performance da moto permanece a mesma, coisa que não acontece com a Fat Boy de acordo com o Claudio.

Por último as Highway Foot Pegs, as pedaleiras de viagem. Minha moto usa um modelo da Kuryakin, a Electra do Celestino e do Chacon usam presas no engine guard (mata cachorro ou "dog Killer - DK"). Na prática essas pedaleiras permitem que você ganhe alguns centímetros na moto e que você possa se esticar para conseguir maior conforto e evitar que o vento empurre os pés quando você tira os pés das pedaleiras originais. Esse acessório permite maiores opções ergonômicas para o piloto. Inclusive a Kuryakin tem modelos dessas pedaleiras para as garupas, mas ainda não vi ninguém usando no Brasil.

Se a moto não está te dando conforto, é porque a moto ainda não está pronta para você. Minha Fat levou quase três anos para chegar ao ponto em que está, mas hoje ela me dá um conforto extraordinário nas viagens, mas não consegue ser confortável para outros pilotos - essa é a tradução prática do conceito de ergonomia.

Se você vai viajar sempre com garupa os problemas aumentam pois a moto tem de estar em um ponto ótimo para piloto e garupa, e nesse caso recomendo firmemente o uso das Electras. As demais tem deficiências graves para serem resolvidas a fim de dar conforto para a garupa, mesmo as Road Kings e Heritages Classic que são bem mais confortáveis para o garupa que as demais (exceção às Electras) precisam de alguns ajustes para o garupa.

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