sábado, 19 de setembro de 2009

Fisioterapia em ação

A boa de hoje são os resultados da fisioterapia aparecendo.

Como ela vê bem os resultados de uma ação executada por longo prazo pois fazia academia e sempre teve hábitos saudáveis (exceção ao "cigarro social" que ela fumava quando saíamos a noite com companhias fumantes) os resultados não estão demorando tanto quanto seria esperado. Aliás essa conduta proporcionou essa recuperação maravilhosa até o momento.

Acredito que o desânimo apareça se houver alguma dificuldade maior e aí vai valer um "empurrão", mas ela é perseverante ao extremo. Tanto é assim que neste momento encontra-se na segunda sessão de fisioterapia de hoje. Realizou a primeira na parte da manhã (de 8h30 às 10h45) e está na segunda desde às 16h45 (fez um intervalo para o cateterismo). O limite vem sendo o cansaço, e já disse que vai para o banho após esta sessão.

Ela se empenha muito e os resultados começam a aparecer muito rápido, surpreende até o fisioterapeuta. Pensávamos que ela iria se sentar na sala somente depois de sete a dez dias e já reavaliou para se sentar na sala em dois ou três tamanho foi o salto de qualidade que ela deu. Já conseguiu ficar em pé sem apoio! Tá certo que foi por poucos minutos, mas já se senta na cama sem apoio nas costas, realiza os movimentos de abdução e adução de coxas, além das flexões de perna e braços. A mão operada já fez a pinça! E já levanta o quadril sem ajuda (tá louca para acordar a bexiga).

Se ela não tivesse perdido tanta massa muscular acho que já estaria em condições de se movimentar sozinha, mas o fato de ser saudável implica em um teor pequeno de gordura corporal e o longo tempo acamada acabou com as reservas de gordura e consumiu a musculatura.. não tem muito jeito.. precisa restaurar a musculatura para ter sustentação e ter o que exercitar... mas ela chega lá.

Nenhum comentário: