domingo, 29 de novembro de 2009

vento lateral

Acredito que vários colegas que andam de HD já passaram por alguns sustos com rajadas de vento lateral. Inclusive alguns modelos sofrem mais com isso do que outros (por exemplo a Fat Boy com suas rodas sólidas).

Essas situações ocorrem com bastante frequencia e muitas vezes longos trechos na estrada são feitos sob influência de forte vento lateral, isso quando não estamos debaixo de chuva (situação mais comum do que se pensa).

Na maior parte das vezes a principal providência é tentar antecipar a próxima rajada e se preparar, mas isso é bastante difícil.

A técnica do contra-esterço pode ser uma solução para tentar melhorar o equilíbrio da moto, mas o principal é manter a calma e estar sempre preparado.

Estou pondo a minha leitura em dia e no segundo número da HOG Magazine encontrei um artigo falando exatamente isso.

Segue uma tradução livre de parte do artigo:

Comportamento do modelo
De modo geral, todas as motocicletas Harley-Davidson comportam-se excepcionalmente bem em condições de vento. Por um lado, elas são motocicletas "peso pesado", o que ajuda a ancorá-las contra a força de uma rajada forte. E os seus potentes motores dão-lhe um suporte quando você se encontra andando em linha reta no meio do Vento. Harleys também têm tipicamente um baixo centro de gravidade que proporciona maior estabilidade.
No entanto, a posição do piloto pode fazer a diferença - para melhor ou para pior. Por exemplo, a posição de dirigir “classic cruiser” não dá o mesmo controle que uma posição mais ereta. E em dias de muito vento, o guidão “seca suvaco” pode trazer problemas assim como características tais como rodas sólidas também podem afetar o manuseio.
Como você arruma sua moto pode ter um grande efeito. Velas - isto é, as peças de sua moto que são particularmente propensas a apanhar o vento e empurrando-a em torno da estrada. Uma particularmente eficaz "vela” são as bolsas que você coloca no assento do garupa ou no rack de bagagem. Como estas bolsas são, muitas vezes montadas tão alto, tão acima do centro de gravidade da motocicleta, o vento faz uma alavancagem conforme ele bate na lateral do bloco motocicleta/piloto/bolsa. (Andar com um passageiro tem um efeito semelhante).
Outra vela é o pára-brisa ou carenagem em sua motocicleta. Quando se trata de vento, estes acessórios populares podem ser algo como uma faca de dois gumes. Na maioria dos dias, ou quando você pilota diretamente na direção do vento, pára-brisas e carenagens fazem exatamente o que elas estão supostamente devem: proteger do vento. Em situação de vento lateral, no entanto, eles podem trabalhar contra você.
Em ventos fortes, ela também pode fazer a diferença se a carenagem está montada no garfo (como Electra Glide modelos) ou montada no quadro (como Road Glide modelo). Quando ventos fortes atingem uma carenagem montada no quadro, o efeito é empurrar a moto na direção do vento. Com uma carenagem montada no garfo, no entanto, o vento pode girar o guidão e criar um efeito contra-esterço, que pode realmente jogá-lo ligeiramente na direção do vento.

Agindo e reagindo
Quanto mais você estudar práticas seguras de pilotagem, alguns temas são mais emergentes. No caso de ventos fortes, como em quase qualquer situação de pilotagem, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é antecipar. Esteja pronto para que rajada de vento antes que ela que o jogue na faixa ao lado.
Para começar, ajustar a sua posição de pilotagem, conforme necessário. Como se viu, uma posição descontraída não é a ideal, por isso sente-se e incline-se para a frente um pouco, se puder. Uma ligeira curva no cotovelo vai ajudá-lo a responder melhor às torcidas no guidão criadas pelo vento.
Uma reação comum a um grande rajada é a puxar o guidão com força no sentido contrário, mas isso é contraproducente. Manter uma pegada firme, mas flexível no guidão e preparar-se para inclinar-se na direção em que o vento que bate. Isso é feito por contra-esterço.
Uma rápida revisão é necessária aqui. Contra-esterço é o processo pelo qual todos os pilotos usam para a entrada em curva em suas motocicletas. Para virar a moto para a direita, a pressão deve ser aplicada ao punho direito, que inicia um pequeno tombamento para a direita, deitando a motocicleta. Para virar à esquerda, faça pressão no punho esquerdo.
Todos os motociclistas contra-esterçam naturalmente, mas é especialmente importante compreender o que está fazendo em situações especiais. Reação quando surpreendido por um vento repentino, piloto inexperiente, instintivamente pode virar o guidão contra o vento. O problema é que isto irá produzir o oposto da reação desejada. Em vez disso, aplique pressão para o lado que o vento "bate", firmemente e tantas vezes quanto necessário, para manter a moto deitando no sentido contra a rajada de vento lateral. Mantenha seu corpo o mais relaxado possível, e faça suaves entradas no sentido contra a rajada lateral. Não gire o guidão.
Também se torna especialmente importante prestar atenção à sua posição de pista e zonas de segurança "nestas situações. Fique o mais longe possível das outras faixas de tráfegos. Na estrada de quatro pistas, ficar na pista contra o vento, se possível, e tentar manter na abrir espaço para o lado do vento, caso você esteja inesperadamente empurrado através da estrada.

fonte : hog magazine – between the line – Becky Tillman

Um comentário:

PauloRJ disse...

Ótimo post Adelino.

Continue sempre com esse tipo de informação, pois ela é bastante útil para os que não tem muita experiência de estrada (ando de moto desde a adolescência, mas, na prática, estou começando na estrada agora).