domingo, 17 de janeiro de 2010

Marcha lenta nas injetadas

A marcha lenta das HDs produz um som característico e sem imitações, mas com a injeção eletrônica esse som acaba descaracterizado exatamente porque a marcha lenta fica regulada na casa dos 1000 rpms.

Alguns colegas chegam mesmo a carburar as motos injetadas por não se conformar com isso.

Com o SERT você consegue baixar a marcha lenta até o limite de 800 rpms, mas esse limite só é mantido quando o motor está em pico de temperatura. Em temperatura de serviço o melhor que consegui foram 850 rpms. Essa regulagem é feita na tabela Iddle RPM.

No caso dos demais acessórios para reprogramar a injeção (Power Commando e FuelPak são os mais conhecidos) não sei informar por não ter tido acesso aos programas, mas também não se consegue muitas informações sobre isso nos fóruns de usuários americanos... parece que a marcha lenta das injetadas é algo que poucos se preocupam em modificar.

O Artur da Pigster vem desenvolvendo um acessório que ele deu nome de Pigster Iddle Control ou "lentador" como foi apelidado. Esse acessório atuando em conjunto com o enriquecedor de mistura que ele também desenvolveu (o PigXied) consegue baixar a marcha lenta para 600 rpms e atingir o "potato potato" característico. Quem se interessar pode acessar o Forum HD (www.forumhd.com.br) e pegar impressões de quem já está usando esses acessórios.

2 comentários:

PaulaoM disse...

Olá Wolfmann. O que é o SERT ?

wolfmann disse...

O SERT (Screamin'Eagle Race Tuner) é a interface que a HD, como acessório para os proprietários de HDs injetadas, que possibilita a regulagem dos parametros utilizados para ECU controlar a injeção eletrônica.

Essa interface é plugada em um computador comum e na ECU da moto possibilitando que qualquer pessoas possa alterar a regulagem stock das HDs.

O SERT é o modelo mais antigo, que foi substituído pelo SEST (Screamin'Eagle Super Tuner) e mais tarde pelo SEPST (Screamin'Eagle Pro Super Tuner).

São nomenclaturas diferentes para versões diferentes da mesma interface.

Já postei bastante sobre o SERT porque comecei a utilizá-lo há algum tempo.

Este endereço (resultado de pesquisa no blog) traz diversos posts sobre o assunto: http://wolfmann-hd.blogspot.com/search?q=SERT