segunda-feira, 26 de abril de 2010

FTD: divórcio acertado... e quem fica com o HOG?

O processo continua e eu continuo apostando em acordo entre as partes.

Quando o HOG RJ não alinhou com os demais Chapters e direção do HOG Brasil eu escrevi que o HOG é independente do dealer. Como não pude ir à loja HD RJ neste fim de semana por conta de outros compromissos, só vim a saber das repercursões mais tarde.

Dentro desse quadro me chamou a atenção exatamente as opiniões a favor e contra o ponto da independência do HOG.

Já disse antes que tudo no Brasil vira uma partida de futebol e não se admite neutralidade aos observadores. Todos tem de "torcer" para uma das partes sob pena ser tachado de "maria vai com as outras".

Quando afirmo que o HOG é independente, ou seja independe da decisão judicial para existir, afirmo que o HOG é neutro e não pode, nem deve se filiar a um dos lados.

Escutar que fazer parte do HOG é ser coxinha ou que o HOG faz o dealer mandar, ou ainda que o HOG faz parte da divulgação da marca são argumentos que não se sustentam pela própria democracia existente no HOG: não quer participar, não participa!

Gostaria que me apontassem um outro grupo, clube ou associação onde o membro tem liberdade para dar opinião, participar ou fazer uso das cores e símbolos como é o HOG.

Não ando em grupo desde que saí da faculdade (e isso já são mais de 25 anos) e decidi participar do HOG exatamente porque poderia escolher quando, onde e como participar. Diferente dos diretores, que assumem uma obrigação junto aos membros do Chapter, qualquer membro tem liberdade de escolha dentro do HOG.

Dentro da estratégia elaborada pelos advogados das partes o HOG acabou virando um filho de casal em separação e agora ambos querem a guarda da criança.

O HOG é marca da HD. A HD detém direitos sobre o uso dessa marca e empresta sua marca aos proprietários que sentem prazer em usar os produtos HDs. O HOG não acaba se o dealer fechar as portas. Em Portugal, a loja HD de Braga fechou (ainda faz serviços como oficina independente), mas o Chapter Minho ainda existe e por tradição se encontram na mesma loja para a partida dos passeios.

Hoje, se o dealer deixar de ser dealer e passar a ser um independente, revendendo a marca, fazendo serviços para a marca, o Chapter RJ não deixa de existir porque é um grupo de pessoas que tem em comum o interesse pela HD, pelo uso das HDs e pela convivência entre si que foi criada dentro do HOG.

Eu sou membro do HOG, pago a assinatura anual que dá direito às revistas, pin e patch. A HD me procura anualmente para a renovação, coisa que o dealer não faz... é preciso ligar para um 0800 e dizer que tem interesse em continuar sendo membro do HOG e do Chapter, ou seja, eu quero me manter fiel à marca, mas isso não é aproveitado pelo pós-venda do dealer.

Um dos maiores patrimônios da HD são seus clientes, e o cadastro de clientes brasileiro não é diferente, mas infelizmente esse cadastro é abandonado a cada dois anos (período em que a garantia se encerra) quando seria o momento de investir no cliente novamente buscando a renovação da motocicleta. Isso é gestão básica de um cadastro e costuma ser feita pelas empresas eficientes.

O HOG existe, é independente porque é formado por pessoas que são ligados pelos mesmos interesses, neutro nessa disputa judicial porque o próximo dealer terá a mesma obrigação que o atual e foi uma dos motivos que causou a recuperação da marca na crise da AMF. O HOG não é criança para ser disputada pelos parceiros nesse divórcio.

Sou um proprietário da marca que aprendeu a ser fiel à marca exatamente pelo diferencial que o HOG representa. Nunca tive problemas com o dealer, mas é notório o número de clientes insatisfeitos com o dealer. Minha moto nunca me deixou na mão, a moto da minha esposa a salvou de ser atropelada pelo eixo traseiro do caminhão no acidente. Em resumo não tenho motivo para me dizer insatisfeito com o dealer ou com a marca, mas a minha realidade não se sustenta atualmente. São muitos os que desistem da marca por conta de mau serviço, de má conduta ou de defeitos que devem ser resolvidos em garantia e não são. Assim como são muitos que procuramm soluções alternativas por conta do prazer em ter uma HD.

Já disse antes e volto a repetir: a situação não se sustenta e deve ser resolvida rapidamente porque os prejuízos à imagem, tanto do dealer quanto da marca, estão se tornando um diferencial para a não escolha dos produtos HD.

Nenhum comentário: