domingo, 27 de junho de 2010

Efeitos dos preços competitivos das HDs

Eu tenho certeza que nós somos os interessados em comprar HD por preços mais competitivos, mas depois do processo judicial que se iniciou em Março eu fico em dúvida sobre quem é o interessado popularizar as HDs.

Um dos interessados em vender HD deveria ser a própria HD, mas a produção vem em ritmo bem pequeno e apenas de modelos consagrados ou lançamentos.

Um dos não interessados em vender HD deveria ser a HDSP. Afinal, para que colocar azeitona na empada de quem está me processando? Mas isso também não acontece. Com as sucessivas promoções a HDSP vem vendendo bem (ou será que somos nós que estamos comprando devido aos baixos preços... momento Tostines!).

A popularização que vem ocorrendo com os preços mais acessíveis das HDs vem trazendo alguns efeitos marginais que deixam muita gente pensando.

Mostra que a marca é forte e tem um bom potencial de mercado que se encontrava adormecido devido à política de preços do dealer nacional.

Também mostra que existe uma "gordura" na margem de revenda das HDs que pode (e deve) sofrer um "emagrecimento" definitivo.

Acredito que a atual tabela de preços promocionais vem deixando muita gente com dor de cotovelo por ter comprado a sua moto por um preço bem mais alto do que poderia (e foi vendida), mas tenho certeza que não existe ninguém jogando dinheiro fora e todos fizeram o melhor negócio possível à época da compra de suas motos.

Por outro lado, vemos que o dealer nacional (que ganhou tantos prêmios de vendas) praticou preços que tinham a nítida intenção de elitizar a marca, já que preferia ganhar em uma moto o que poderia ganhar vendendo duas ou três.

A economia de mercado dá dois caminhos para o comerciante: vender muito com margem menor ou vender pouco com margem maior. Em ambos os casos, o lucro auferido se equipara e dependendo da demanda represada pode ser muito melhor uma venda em menor número (para manter o mercado aquecido) do que uma venda em maior escala.

Outro efeito marginal que vem sendo sentido é a demanda por peças substitutas. Em vários fórums de proprietários vem aparecendo soluções alternativas para serem usadas nas HDs. Lubrificantes de marcas mais baratas que mantém a especificação original, filtro de óleo genérico e peças equivalentes encontradas no mercado de auto peças (com a globalização, muitas peças de automóveis podem ser usadas nas HDs sem qualquer problema).

Ou seja, o preço de aquisição começa a ficar competitivo, mas o custo de manutenção continua sendo um problema para uma parcela dos novos proprietários que conquistaram o sonho da HD.

Espero que essa parcela que procura alternativas se mantenha adepta da filosofia sobre a importância da procedência da peça e não patrocine o roubo de motocicletas para atender a demanda por peças mais baratas.

De toda a forma, fica mais uma lição para a turma da matriz que vem se preparando para assumir a estratégia da HD no Brasil: não basta vender a moto por preço mais competitivo.

É preciso um pós-venda eficiente, com técnicos de bom nível prestando bons serviços por preços justos e peças de reposição a preços competitivos para evitar que esse mercado promissor não seja desperdiçado logo após a venda da motocicleta.

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