domingo, 22 de agosto de 2010

Riders Program - Módulo II

Ontem foi dia de Riders Program - módulo II. Realizado na Ilha do Sol na Barrinha, a turma de 20 colegas treinou manobras de baixa velocidade com a supervisão do Báccaro.

Antes não havia a necessidade de fazer o módulo I para fazer o módulo II, mas agora isso vem sendo exigido.

O evento acaba sendo sempre uma grande farra porque os veteranos acabam chegando para assistir e ver os novatos se esforçando para cumprir as manobras.

O almoço acaba sendo uma confraternização e normalmente o circuito acaba sendo liberado para todos treinarem assim que é encerrada a "aula" do Riders II.

Ontem não foi exceção e teve muita diversão para quem pode aparecer.

Para quem treina é uma excelente oportunidade de aprendizado e para quem assiste é uma ótima ocasião para ver os erros e acertos, aprimorando a técnica.

O Riders Program é algo que vai fazer falta se o dealer deixar de oferecer e o próximo (talvez?) não o fizer também.

Além das dicas muitos interessantes e a possibilidade de treinar com a supervisão de um piloto graduado da PRF, o custo é bem inferior aos cursos oferecidos pelas escolas de pilotagem, sem comentar o fato das técnicas serem direcionadas para a pilotagem de HDs e não de esportivas como normalmente é feito.

4 comentários:

jakson disse...

Olá,

Parabéns pelo seu blog. Muito bem escrito e com informações muito bacanas. Gostaria que vc me desse uma opnião. Estou acabando de juntar uma grana para comprar minha primeira moto e como meu sonho de criança é uma HD estou pensando em entrar para a família HD pela Iron 883. O que vc poderia dizer a este jovem que está prestes a iniciar essa aventura. Gostaria de saber o que o pessoal fala dessa moto? se é uma moto legal pra começar, sendo que não tenho experienciaem pilotagem? Por favor, aguardo seu retorno.
E mais uma vez parabéns pelo blog

wolfmann disse...

a Sportster é uma moto que não nasceu para carregar garupa, mas é a HD que mais aceita modificações.
Dependendo da tua necessidade (andar com ela na só na cidade, só na estrada, com garupa, sem garupa, com malas, sem malas) e do teu tamanho (muito alto, muito pesado) a moto vai te decepcionar um pouco... ou não.
Eu nunca tive uma, mas são poucas as Sportsters que atenderam às necessidades de pilotagem sem alguma alteração: seja mudando os amortecedores traseiros, seja mudando todos os amortecedores, muda banco, muda guidão e segue por aí.
Hoje existem menos opções para quem quer comprar uma HD zero sem desembolsar um capital acima de R$ 30k, e atualmente a Sportster é a única.
Mas se o problema é dinheiro, te recomendo considerar também uma usada pois existem muitas no mercado com baixa quilometragem e normalmente bem cuidadas e com alguns acessórios que quase todos instalam como escapes e filtros esportivos.
Por outro lado, se a Sportster é a máquina que você sempre quis, todas essas considerações são inúteis porque você não vai conseguir ficar satisfeito enquanto não tiver a sua.
Sobre a Sportster não conseguir acompanhar as HDs maiores, isso é estorinha. A Sportster acompanha e normalmente arranca na frente por conta da diferença de peso e como é mais econômica que as HDs maiores, acaba perdendo muito pouca autonomia em relação às outras HDs.
E finalmente sobre a Iron: em relação ao outro modelo (Sportster 883R), ela ganha em estilo e perde em segurança. Além de custar mais caro, a R tem o duplo disco dianteiro que traz mais eficiência na frenagem e o banco duplo ao contrário do solo que te permite carregar garupa (eventual ou não), coisa que a Iron não consegue com o banco solo (tem de trocar o banco ou comprar um complemento).

Resumindo a estória: se é a Iron que vai te deixar satisfeito, compre a Iron e vá ser feliz.

Motocicleta é km rodado, quanto mais você roda, melhor você pilota e não existe a moto certa para se inciar... Tenho um amigo que nunca havia sequer andado de bicicleta e a primeira moto dele foi uma Fat Boy.

Jakson disse...

Muito obrigado pela resposta. Muito importante ouvir(ler) alguém que tem experiencia no assunto. Já estou analisando as motos usadas pela internet e vou ver bem direitinho essas motos na loja e sentir elas. Acredito que vou ficar com mais duvidas, porque uma HD sempre chama mais atenção que a outra.
Mais uma vez, muito obrigado.

Jakson disse...

Muito orbigado pela atenção e pela resposta. Levarei em conta todos os pontos levantados por vc e vou também olhar com mais atenção os modelos similares e aproveitar para passar na loja e dar uma "namorada" nos modelos. Já comecei uma pesquisa pela internet para dar uma olhada tb nas usadas.
Muito obrigado pela resposta e outras duvidas irão surgi e estarei aqui tirando duvidas e usando sua experiencia de estrada e motos.

Muito Obrigado