segunda-feira, 16 de agosto de 2010

a última da Fat

Minha Fat completou 4 anos em julho deste ano e serve como assunto para as postagens. Atualmente está com 42.300 kms rodados.

Vem tendo manutenção simples e no momento estou esperando os pneus acabarem (o dianteiro ainda é o original e o traseiro veio da moto da Silvana) para trocá-los e passar a usar os Metzelers ao invés do Pirelli.

Os tensores da corrente do comando devem ser trocados aos 48.000 kms para evitar muitas paradas antes da revisão de manutenção programada pelo manual.

Mas a Fat vem apresentando umas falhas que já havia reclamado com o Adriano antes da revisão dos 40.000 kms. A moto engasga e falha durante a aceleração, principalmente em retomadas.

Feita a revisão nada foi encontrado de anormal e como a moto havia melhorado fui deixando de lado até junho, quando as falhas recomeçaram e vem aumentando junto com os back fires.

Cogitei mudar o mapa, mas a moto está bem regulada. O log de erros não aponta defeito, não existe vazamento de gasolina e a parte elétrica parece sem problemas.

Coloquei o fato no Fórum HD (www.forumhd.com.br) e alguns colegas deram sugestões: bomba de gasolina e bicos injetores foram campeões nas sugestões. Verificar os sensores também foi sugerido. E um colega, o Leo Campos de Teresópolis aventou a possibilidade de ser algo relacionado com formação de vácuo dentro do tanque que impediria a normalidade do fluxo de combustível.

Verifiquei mais uma vez sensores (com a ajuda do Adriano limpei os sensores MAP e CKP), mangueiras, velas e cabos. Não quis partir para um investigação mais profunda de bicos e bombas porque as velas apresentavam coloração recomendada.

Por último acolhi a sugestão do Léo e abri o tanque quando começaram as falhas. Bingo! Falhas resolvidas!

O problema decorre de algum vácuo formado quando o ar no tanque se equivale ao líquido e começa a impedir o perfeito escoamento do combustível para a bomba. Ao abrir a tampa, desfaço esse feito por impedir que o vácuo se forme efetivamente.

Como havia trocado a tampa original por uma decorada, estou voltando para a tampa original para verificar se o problema se dá na tampa. Se isso não resolver, devo desmontar o tanque para verificar suspiro, o-rings da válvula de escoamento e pescador.

Vamos ver o que acontece, mas fica a recomendação para evitar grandes mecânicas antes de descartar completamente as causas simples que podem acarretar o defeito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Elementar, meu caro Watson...
Sacnagem ! Já te falei que foi só um chute ! Tipo acertar na loteria.
Abraços.
Leó.

wolfmann disse...

pode ter sido um chute, mas o crédito do chute é do artilheiro.... hehehehehe.

Falando sério, acho sempre válido dar crédito a quem faz. Foi uma sugestão tão válida quanto as outras, e por ser simples muita gente não dá o devido valor.

É sempre melhor começar do mais fácil, o problema é que ninguém quer pensar e entender o problema. É mais simples trocar uma peça do que entender o problema para achar a solução.

Valeu pela sugestão/chute.