domingo, 21 de novembro de 2010

FTD: terá fim a novela?

Terminando o ano de 2010 e a novela judicial envolvendo o dealer e a fábrica parece longe de terminar, embora os boatos sigam muito fortes no sentido de um acordo entre as partes.

Apesar da sentença favorável à fábrica, os recursos se seguiram e hoje o processo parece estar sofrendo algum "despacho de gaveta" que vem impedindo o julgamento dos recursos.

Os andamentos publicados não mostram nada de novo e a realidade que se vê nas lojas do dealer nacional são poucas motos no salão, poucas vendas e muita espera por alguns modelos.

Enquanto podem ser comprados contra-entrega modelos como as Ultra Classic Electra Glide e Sporstster XR1200X, outros modelos como as softails Fat Boy e DeLuxe não tem previsão de entrega.

Os números publicados pela ABRACICLO para produção e vendas de HDs em outubro mostram que o dealer vem tendo alguma dificuldade em negociar com a fábrica e já temos um estoque na fábrica de cerca de 500 motos, entre todos os modelos.

Com 272 motos produzidas e 182 motos vendidas em outubro, chegamos a um total de 2365 motos produzidas e 2904 motos vendidas. Levando em conta as desovas sucessivas dos estoques de 2009 (ainda se encontram algumas unidades 2009 oferecidas nas lojas do dealer) já se pode notar que a fábrica segue asfixiando o dealer com modelos complicados de serem vendidos e mantendo seu estoque mínimo para atender alguma necessidade rápida de algum parceiro ainda impossibilitado de comercializar HDs.

Os boatos inclusive já dão conta de uma loja pronta para ser inaugurada na av. Faria Lima - São Paulo, que vou tentar encontrar na minha próxima passagem por lá em dezembro.

Certo mesmo parece ser um natal fraco para vendas de HDs.

Nenhum comentário: