domingo, 8 de maio de 2011

Fat na oficina

A Fat seguiu para a oficina do Paulo Leal para a troca dos tensores da corrente do comando de válvulas: o timing kit.

Com recomendação de troca a cada 40.000 milhas (64.000 kms) e verificações periódicas a cada 5.000 milhas (8.000 kms) entre 30.000 milhas (48.000 kms) e 40.000 milhas de uso, decidi não esperar pela próxima verificação (já tinha verificado na revisão de 25.000 milhas - 40.000 kms - estavam em boas condições) e já efetuar a troca para viajar em junho com menos uma preocupação e possibilidade de aborrecimento na estrada.

Serviço inicialmente orçado em R$ 2.200,00 (peças compradas na Brazil Custom e mão-de-obra do Paulo Leal), vai aumentar o custo por Km rodado em cerca de R$ 0,04.

Esse pequeno custo aliado a longo tempo de uso (cinco anos) e a falta crônica de peças para fazer uma atualização para o sistema já usado nos TC96 ou o sistema de engrenagens da S&S, me fizeram optar por não executar grandes transformações e manter o sistema original dos TC88. Afinal, não se mexe em time que está ganhando.

Opção conservadora, mas que já vem mostrando resultados em motos de amigos que tem perfil de utilização semelhante ao meu.

Vamos ver o resultado e posto informações.

Ainda farei a revisão das 30.000 milhas, onde trocarei o óleo da primária e caixa, pastilhas traseiras e verei a possibilidade de substituir a tubulação do sistema de freio por flexíveis aeroquip já que a parte rígida da minha tubulação encontra-se em estado grave de oxidação.

7 comentários:

Anônimo disse...

LEOCLIMA escreveu :

Li o teste da revista MOTO 4 rodas , da Fat com ABS (Special). Acho que o jornalista - Eduardo Viotti - é Harleyro, pois o cara só falou bem da moto e exaltou as características da máquina, estilo, design único, etc.
Ela vem inclusive com tacômetro no display do velocímetro . Sobre o ABS, só se falou muito bem.
Ela ganhou nota DEZ nos quesitos : Acabamento,Ruído e conforto. Os únicos "sete" foram para o câmbio e agilidade.
O Preço : 46.600,00
Vai pensar no caso ? rss

andré disse...

Caro Wolfmann,

Há no site Biker Friends há matéria técnica sobre a troca da corrente pela engrenagem postada pela Richard Custom House. Não sei se você leu, mas achei interessante passar esta matéria para você.

Abraços.

Anônimo disse...

wolfmann, mas TC96 (minha fat 2008) não terei que fazer essa manutenção? Renato

wolfmann disse...

Renato, só li um relato até hoje falando em problemas com o timing kit nos TC 96. A princípio não existe nenhuma previsão para essa manutenção nos TC 96, já que o sistema foi modificado exatamente para evitar essa necessidade.
O relato de problema foi de uma Electra Glide onde foi constatado desgaste em uma peça, também em plástico, que pressiona a corrente do comando.
Acredito que foi problema isolado.

wolfmann disse...

André, já tinha lido sobre esse sistema de engrenagens, mas não me dispus a fazer essa modificação por preferir manter a minha HD o mais original possível.
Uma outra solução seria o upgrade no sistema com um kit HD que foi tema de outro post meu, mas preferi manter o kit original por achar que a próxima manutenção será bastante espaçada e não valia a pena investir quase o dobro do valor e esperar pelo lit ser entregue.

wolfmann disse...

Leo, já fiz o test drive na Fat Special, também conhecida como Fat Lo.
Acho uma bela opção para mim, mas não pretendo ter outra Fat na garagem porque não pretendo me desfazer da minha Fat.
O projeto de uma segunda moto existe, mas não será uma softail.
Se me mantiver dentro da HD, partirei para uma Sportster para dar uso mais urbano, de preferência uma 48.
Partindo para uma outra marca, irei para a BMW. O modelo já está escolhido: a F800R, com motor Rotax, que com a nacionalização ficou por preço muito convidativo.
Mas são planos para 2012. Temos tempo.

Tovar disse...

Caro Wolfmann, com o perdão do quase abuso, quando for relatar como ficou o reparo, peço listar as peças substituídas, se possível, com o part number, de modo a facilitar para demais usuários do TC88.
Abraço.