segunda-feira, 20 de junho de 2011

linha 2012 começa a ser homologada

De acordo com o site da agência de meio ambiente da Califórnia (http://www.arb.ca.gov/msprog/onroad/cert/hmc/2012/2012.php), a HDMC pediu homologação de dois novos modelos HDs: Dyna Switchback e Night Rod Special - edição comemorativa de 10 anos.

Os fóruns americanos andam a procura desses dois modelos, mas ainda não apareceu nenhuma foto das crianças.

O novo modelo da Dyna seria uma Dyna preparada para a estrada com alforges, windshield e sissybar e o modelo NRE teria pintura especial.

Além disso foi pedida a homologação da linha softail com os motores TC103, está mantida a linha CVO com os motores TC110 e os motores TC96 estariam presentes apenas em alguns modelos da família Dyna (Fat Bob e FXDC).

Rocker e Cross Bones não aparecem na lista dos pedidos dando margem às especulações de que serão descontinuadas.

Refrigeração líquida apenas para a família VRSC, mostrando que os modelos tradicionais seguem com a refrigeração a ar.

As medições feitas nos boletins de homologação mostram que mesmo com o aumento dos motores, a potência segue praticamente a mesma com aumento do torque. Tudo isso atendendo limites ainda mais baixos de emissões de gases poluentes.

Parece que não será em 2012 que se verá uma Electra Glide com motor refrigerado à agua.

2 comentários:

Gustavo O disse...

Eu não estava levando muita fé nessa mudança(troca de motores refrigerados à água). Acredito que vão deixar isso para a festa dos 110 anos assim como ocorreu em 2008. Se fosse apostar, iria apostar em 2013 com alguns modelos com o motor da V-rod e um novo motor mais potente para as muscle bike's da HD. Até porque os lançamentos da Ducati(Diavel) e Yamaha(Vmax) já estão em outro patamar quando ao assunto é acelerar.

Marcelo disse...

Eu já acho que não viveremos para ver motos das linhas Touring, Softail, Dyna e Sportster com refrigeração a água.
Os conservadores iriam chiar muito, como fizeram em todas as mudanças de motores.
Os EVO sofreram até protestos quando foram lançados.
Concordo que a família VRSC até pode ganhar motores mais potentes. Mas as clássicas vão continuar como estão por muito tempo.
Até porque, não é necessário colocar esse tipo de motor nessas motos. Não são de corrida, não têm design para isso.
A Rocker eu já imaginei que fosse sair de linha. Mas a Cross Bones eu achei que fosse continuar. Ainda mais que é a moto que fica na entrada da página de acessórios do site.
Vi muitas em Milwaukee em 2008. Uma pena não ter vindo para o Brasil.
Essa homologação é a mais rígida dos EUA. Só serve para a Califórnia. A outra agência que atende todos os outros estados é a EPA (Environmental Protection Agency). Por isso algumas peças e acessórios nos catálogos são apenas para 49 estados e ilegais na Califórnia.