Já se encontra em exposição no salão da Rio Harley-Davidson o primeiro dos oito novos modelos apresentados no Salão Duas Rodas e RHD: a Sportster 1200 custom.
Com a pedaleira avançada, banco mais confortável que as irmãs 883 e pedaleiras avançadas, a XL 1200 mostra ser uma boa opção para quem quer uma moto mais leve que as softails e dynas sem perder folego em relação aos modelos maiores.
Embora tenha certeza que nenhum dos modelos das irmãs menores (as Iron e Roadster) não devam nada em termos de rendimento na estrada aos modelos equipados com os motores maiores, o motor Evolution 1200 representa um folego extra que é muito bem vindo na hora de viajar engarupado e com bagagem, sem falar que é tão (ou mais) divertido quanto o Evolution 883.
Fiz o ass test, dessa vez sem os cavaletes que seguravam a moto nos eventos de divulgação e achei a moto leve e bem confortável. Não vi grandes diferenças nos amortecedores, sinal que o calcanhar de aquiles da família Sportster segue presente.
E antes que digam que é preciso trocar as suspensões, recomendo usar a moto e sentir a real necessidade de modificar as suspensões, tão criticadas quando são substituídas pelas Progressive Supension, mesmo sabendo que essa modificação implica em up grade muito recomendado pelos proprietários das Sportsters.
A posição de pilotagem está na medida certa para mim, sem maiores problemas com relação à ergonomia da moto. Um piloto mais alto provavelmente vai acabar se sentindo apertado na moto e olhando com muito bons olhos a Dyna Fat Bob ou a Softail Blackline.
O preço do modelo é o maior da família Sportster, mas ficará abaixo da Dyna mais barata após a entrada da nova tabela (por enquanto se encontram Dynas pelo mesmo preço da Sportster custom), representando uma opção a ser levada em consideração na hora da escolha da moto zero em 2012.
Espero dar uma volta na criança em breve já que um amigo já incorporou o modelo à sua frota de HDs e a mesma se encontra em fase de ativação e licenciamento.
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