quinta-feira, 1 de março de 2012

Group Riding: to be or not to be

Tivemos um sério acidente há cerca de um mês onde um casal veio a falecer após colidir com um caminhão.

A colisão foi tão violenta que o pneu do caminhão estourou e o mesmo acabou tombando.

O casal seguia em viagem com um grupo de amigos, todos de HD, e todos seguindo fora da formação staggered prevista pelo Group Riding.

Mesmo assim a moto que vinha atrás colidiu com a moto caída e se acidentou com fraturas para os ocupantes da segunda moto.

Os colegas que vinham no trem disseram que se estivessem na formação teria sido pior pois o dominó derrubaria todos atrás da primeira moto.

Essa opinião foi levantada quando o HOG Rio programou a segunda edição do curso de orientação para viagem em grupo e mesmo assim se chegou a consenso que as informações do Group Riding são valiosas até mesmo para que os colegas formem sua opinião sobre seguir ou não os preceitos de pilotagem segura do Group Riding.

Eu sou defensor do curso e acho importante que se dissemine a prática do Group Riding. As práticas envolvem disciplina dos pilotos e a segurança de todos depende de cada um.

A decisão de participar ou não de um trem de motos será sempre individual, mas para participar é preciso conhecer as regras para garantir a segurança de todos que participam.

Portanto, para aqueles que querem conhecer melhor a técnica do Group Riding, curso teórico amanhã na loja Rio HD e passeio para por em prática a técnica no sábado pela manhã.

Nenhum comentário: