sexta-feira, 16 de março de 2012

TC96: meu candidato a figurar entre os clássicos da HD

O motor Twin Cam 96 está começando a se despedir das linhas de montagens.

Atualmente esse motor equipa as Dynas e Softails de mercado menores como o Brasil, India, Austrália e Japão e acredito que em 2013 será substituído também nesses mercados pelos Twin Cam 103, como já acontece no mercado americano e europeu.

O que leva o TC96 a ser um candidato a ser um motor clássico? Sua eletrônica eficiente, a correção de problemas como os tensores da corrente de comando que estavam presentes no TC88, o bom aproveitamento da caixa de 6 marchas e a injeção eletrônica.

Enquanto o TC88 nasceu com a ingrata missão de substituir o EVO 82, e de acordo com a imprensa especializada conseguiu isso corrigindo pequenos pepinos que existiam no EVO 82, mas mesmo assim não conseguiu se firmar como um motor clássico exatamente por conta da grande satisfação que o antecessor tinha entre os proprietários de HD.

As exigências das normas que obrigaram à HDMC a abandonar os carburadores levaram à solução mais fácil: mudar a alimentação do TC88 do carburador para a injeção. As primeiras versões desse motor injetado não foram bem recebidas pelo mercado acostumado à simplicidade do carburador, sem falar na eletrônica bem pouco sofisticada que foi adotada.

A injeção mudou de fabricante, a eletrônica começou a ser aprimorada e os resultados disso foram mostrados no TC96. Considerando as melhorias e que a missão de substituir do TC88 era bem tranquila por conta do mercado não ser fã do sucessor do EVO 82, o TC96 mostrou seu potencial para um público bem mais amigável e pelas qualidades que já citei conseguiu um bom número de admiradores se tornando o primeiro motor injetado que não foi olhado com desprezo pelos proprietários de HD.

Com a provável substituição a caminho, a HDMC abre um espaço na galeria de motores clássicos para o TC96: o primeiro grande motor injetado HD aprovado pela legião de fãs.

Vamos ver até onde o TC103 conseguirá repetir o feito do antecessor e qual será seu sucessor: o lendário motor refrigerado à agua já tem patente requerida e a refrigeração líquida do cabeçote do TC103 já tem patente concedida à HDMC ou o limite das 120 polegadas cúbicas apresentado por algumas fábricas será atingido antes da chegada dos radiadores de água made by HDMC.

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