domingo, 1 de abril de 2012

RJ 122: boa estrada para se passear

Neste sábado, com a mudança de tempo que desanimou boa parte dos colegas a seguirem no passeio do HOG RJ, estive como cerra-fila novamente e conheci a RJ-122.

A RJ-122 é uma estrada totalmente nova, com asfalto impecável e que já haviam me recomendado passar por ela.

Liga Parada Modelo (Guapimirim) ao Km 35 da RJ-116 (estrada que liga Itaboraí a Itaperuna e serve como principal acesso à Nova Friburgo), em Cachoeiras de Macacu.

O destino final do passeio era em Cachoeiras de Macacu e a decisão de usar a RJ-122 significou um acréscimo de 50 kms ao roteiro mais curto, mas a qualidade da estrada e a paisagem serrana mostraram o acerto da alteração do roteiro.

A estrada não permite grandes limites de velocidade (trechos com velocidade controlada entre 50 e 80 km/h), não é duplicada e mesmo assim todos aprovaram o trajeto.

Clima ameno, com alguns trechos de chuva passageira e restaurante muito bom, além de conhecer a estrada fizeram do sábado um dia muito agradável.

Vale a pena desviar o caminho pela Rio-Teresopólis (BR-116) e evitar o trânsito na ponte Rio-Niterói para chegar em Friburgo. A RJ-122 é uma bela estrada para se passear sem pressa.

3 comentários:

Alexandre Marinho disse...

Podemos utilizar esse roteiro para o B&F do dia 20/04, com a turma que sai na sexta, o que acha? Almoçando até mesmo nesse restaurante. Se não me engano o check in no hotel é às 16:00hs.

Anônimo disse...

Bom dia !

A RJ 122 era péssima, mas não tinha pardal. Agora está ótima, mas tem pardal.
E quem disse que não dá pra dar uma esticada ? Tem um retão que dá pra enrolar o cabo sem dó.
Pra sua informação, caro amigo, a BR 495 que liga Teresópolis à Itaipava está pronta ! São 33,5 Km de curva em cima de curva . Um tormento para as Softails . Eu sempre passo por essa estrada e recomendo . Só não recomendo para quem é inexperiente . Um bom programa seria subir a Serra de Petrópolis e almoçar no Posto Ipirangão, no Km 17 da BR 040 . Pertinho e com restaurante excelente com ar condicionado e lugar amplo para estacionar.
Abraços
Leoclima

wolfmann disse...

Leo, nesse retão que você está comentando estava parada uma viatura com um radar móvel.

Pode ser que durante a semana não se preocupem em colocar o radar móvel, mas no último sábado, cada vez que pensava em acelerar aparecia uma placa de limitação de velocidade.

Mas mesmo assim foi um excelente passeio.

Sobre a BR-495, está anotado. Não deve ser passeio do HOG RJ para não castigar os colegas com pouca experiência, mas vai aparecer uma oportunidade de conhecer a estrada.



Alexandre, sairei na sexta somente no fim da tarde... chego para o B&F à noite pois o Nuno tem aula. Não vai dar para nós.

O HOG pretende sair em dois trens: um na sexta e outro no sábado. Vamos ver como fica isso, mas a sua idéia é boa e o restaurante vale a pena.