sexta-feira, 25 de maio de 2012

fechamento do primeiro quadrimestre da HDMC

A HDMC publicou na ABRACICLO os números de abril e as projeções já indicam o melhor ano da fábrica no Brasil. Com cerca de 2000 motos produzidas (1935) e vendidas (2079) já se pode prever cerca de 6000 motos produzidas e vendidas que já chega perto do seu melhor ano (2008 com 6061 produzidas e 5153 vendidas).

A tendência será de ultrapassar as projeções com a nova fábrica em funcionamento e se a fábrica continuar trazendo as novidades para o mercado nacional como fez no ano passado.

Já temos rumores fortes sobre os eventos HOG internacionais que irão acontecer no Brasil: o Rio Harley Days em setembro e o HOG Rallye em novembro. Espera-se que as novidades (e filas de espera) já sejam mostradas aos participantes.

E analisando os números publicados podemos comprovar que as novidades vem se transformando em best sellers: a XL 1200 custom já vende mais que a 883R e 883 Iron; a Blackline já vende mais que Heritage, De Luxe e Fat Boy tradicional, perdendo apenas para a Fat Lo; a Street Glide já ultrapassa as Ultra Classic e Road King e as Dynas Switchback e Fat Bob já passam fácil pela Super Glide Custom.

Supresa é a linha VRSC que é o best seller do ano com 360 modelos vendidos. Os valores mais baixos e as grandes filas de espera que estão sendo atendidas são os responsáveis por esses números, mas não deixa de ser surpreendente. Acho que as VRSC caíram no gosto do brasileiro.

Outro modelo que mostra bom desempenho de vendas é a Dyna Fat Bob. Com 175 unidades vendidas, perde apenas para a Fat Boy Special (Lo no mercado ianque) que tem apenas 9 unidades a mais vendidas (184) e para a família VRSC (que perde quando computamos os modelos, Night Rod - 148, V-Rod - 79 e V-Rod Muscle -  133, em separados e não como família). Em post passado já apostava no modelo pelo excelente custoxbenefício no catálogo 2012.

Agora é esperar que a HDMC mantenha a política de lançamentos e traga a Softail Slim e a Sportster 72 para o proximo ano, embora ainda continue torcendo pelo lançamento da Sportster 48 em nosso mercado.

Nenhum comentário: