quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Waze GPS social e trânsito

Eu vim com a intenção de comprar um GPS que pudesse ser usado tanto em carro quanto na moto.

Minha escolha, baseado nas impressões do Wilson Roque que fez algumas comparações entre os modelos Zumo da Garmin e na indicação do Paulo Kastrup, era o Garmin Zumo 220 por conta do meu perfil de uso.

Problema é que esse brinquedo custa caro no Brasil: o mais barato que encontrei foi R$1150,00, à vista.

Como os preços europeus são bem parecidos com os preços de catálogo americano (levando em consideração a conversão de moeda e descontando as promoções que aparecem nos grandes outlets americanos que praticam preços menores que o catálogo Garmin), decidi comprar o brinquedo em Portugal.

Novo problema: o produto por ser muito especializado (feito para ser usado na motocicleta), tem público pequeno e precisa ser encomendado ao fornecedor lusitano (que não descobri quem é) e não se garante entrega em menos de duas semanas, talvez mais. Minha viagem dura quinze dias, não deu para encomendar.

Nisso tudo, eu fiz uma viagem de Norte a Sul de Portugal, visitei alguns lugares desconhecidos, mostrei outros conhecidos por mim, mas desconhecidos para a Silvana e muitas estradas mudaram. Mapa na mão nem sempre é a melhor solução e mesmo com a boa sinalização, é preciso conhecer mais ou menos o trajeto para não se perder e muitos lugares que visitamos eram parques particulares em estradas secundárias...

Por incrível que pareça, quem salvou a pátria foi um aplicativo do iphone chamado Waze GPS social e trânsito que a Silvana havia baixado no telefone dela.

Assim que chegamos, ela me pediu para encontrar um jeito dela se manter usando o telefone, e comprei um chip pré-pago com pacote de dados da Vodafone (podia ser outra operadora como a TMN, mas a primeira loja que encontrei foi dessa operadora) e o iphone dela passou a funcionar em terras lusas, com todas as funcionalidades que ela já usa no Brasil.

Durante a viagem, ela ligou o Waze e o danado mostrou com perfeição a rota (conhecida por mim) e passamos a utilizá-lo para evitar "loopings" desnecessários.

O aplicativo é muito bom, excelente alternativa aos GPS comercializados, fala português, pode ser conectado via bluetooth (telefone) com intercom e se baseia nos mapas dos google maps. Como é uma rede social, você é avisado de problemas na estrada (desde que tenham sido reportados), radares e postos policiais visíveis.

O problema desse aplicativo é depender da cobertura oferecida pela operadora de telefonia celular. Um aparelho de GPS comercial não depende disso.

Para mim, resolve o problema perfeitamente: eu uso o GPS apenas como referência.

A menos que ainda encontre o Garmin que estou procurando por um preço interessante, vou ficar usando o Waze. Além de tudo isso que falei, é um app free (aplicativo grátis) que você baixa na app store da apple.

3 comentários:

Evandro Flores disse...

Adelino, muito cuidado com o Waze! Eu uso com cautela, porque frequentemente ele me manda para direções absurdas.

Estou pensando seriamente em comprar um aplicativo, como o da TomTom por exemplo ($60), que tem uma base mais confiável que o do Waze, tem algumas outras funcionalidades, como mapa offline (imagina ficar sem 3g durante sua viagem usando waze?)

Agora, independente do aplicativo que você vá usar no seu iphone, a grande sacada é: como usar na moto?!

Prá isso comprei um case a prova d'água e um carregador plugável na bateria da moto na BuyBits/Amazon. Vale muito a pena!

http://www.amazon.com/Buybits-Waterproof-Motorcycle-Standard-Hardwire/dp/B0051NTZR0/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1344869059&sr=8-1&keywords=buybits

wolfmann disse...

Evandro, é preciso ter muito cuidado com qualquer GPS. Um amigo meu, usando um Garmin, acabou sendo orientado para passar por dentro de uma favela em São Gonçalo simplesmente porque estava usando o critério do caminho mais rápido.

Meu perfil de utilização é de um usuário que utiliza o GPS apenas como orientação em um caminho previamente pesquisado, evitando alguns "loops" desnecessários (nem sempre evitados).

Para o heavy user de GPS eu não sugeriria nenhum tipo de aplicativo do Iphone pois depende bastante da cobertura do sinal 3G, melhor investir em um equipamento dedicado e são várias as empresas que fazem GPS, como a Garmin e a Tom Tom.

De toda a forma fica a sugestão do case para o Iphone para os leitores do blog e o alerta sobre o Waze.

Em tempo, eu mesmo "pavimentei" uma estrada no Waze: um trecho não mapeado em Albufeira, a caminho do hotel, não estava na base de dados do Waze. Existe a opção de relatar erro, pavimentar o caminho e marcar destino com o four square. Dessa forma você amplia a base de dados do Waze para a próxima atualização.

Uma forma bem interessante de aumentar a base de dados: com auxílio do próprio usuário.

abraço.

Carlos disse...

Achei muito bom o Waze...e pra usar na moto ligo ele no Cardo via bluetooh e fica show!!! Vou ouvindo o caminho...muito bom!!!!