segunda-feira, 17 de setembro de 2012

RHD 2012: balanço

No ano passado fiz um balanço e acho que vale um novo balanço.

O formato de três dias com o evento principal no último dia foi mantido e continuo achando que deve ser revisto. No formato atual, o último dia acaba sendo um dia de evento doméstico já que os visitantes de fora do estado estarão regressando e não vão comparecer. A continuar dessa maneira o passaporte full deixará de ser procurado porque ninguém se interessará por seis ingressos para aproveitar somente quatro.

A manutenção do formato também gera desinteresse no público local. Com o principal evento acontecendo na manhã de domingo, o restante do dia com as mesma atrações acaba sendo pouco motivador a encarar os preços de evento para comida e bebida. A própria loja de Motorclothes acabou fazendo uma promoção relâmpago para vender camisetas.

Promoção esta que acabou criando algumas confusões já que o pessoalmente balcão falava um coisa e na hora do pagamento a coisa era outra. Trabalho extra para a gerente resolver.

O estacionamento exclusivo Harley-Davidon acabou sendo exclusivo custom porque a segurança de transito, mal instruída, não diferenciava uma custom japonesa de uma HD e o pessoal de controle de acesso acabava liberando pois a japonesa vinha com um colega de HD.

Aliás, a falta de estacionamento para outras motos e o carros causou desconforto a futuros clientes. O evento em si tem objetivo comerciais e isso afastou os futuros clientes que pretendiam fazer o test drive para decidir uma compra.

Mas, como diz o Pedrão dos Infernais, "é impressionante o poder dessa marca". O primeiro balanço de vendas de novas motocicletas superou bastante as metas projetadas. Não divulgaram números, mas os gerentes e vendedores estavam satisfeitos na noite de sábado.

O espaço HOG foi mais bem aproveitado este ano e o esforço da fábrica em promover o HOG já mostrou resultados com uma maior presença de colegas do HOG mostrando seus patches. E também gerou várias perguntas sobre onde conseguir o material do HOG. Continua sendo preciso oferecer o merchandise do HOG nos dealers, pois o interesse aumenta e sem o fornecedor oficial, teremos uma rápida proliferação dos produtores independentes.

Vamos ler muitas reclamações sobre preços, sobre atendimento, sobre a escolha das bandas, mas o meu balanço final é que tivemos um evento no nível do anterior, mas a manutenção do formato não permite que se diga que esse foi um evento para ser relembrado. Foi apenas mais um evento.

Nenhum comentário: