sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

e o pós-venda, será que vai melhorar?

Na minha postagem anterior comentei sobre o melhor ano da HDMC no Brasil. Sucesso de vendas, mercado em expansão, rede de revendedores crescendo, tudo conforme o planejamento feito quando foi decidido pela retomada do controle da gestão do varejo no Brasil.

Acredito que na matriz o desempenho da filial brasileira tenha sido motivo de satisfação, mas apesar desse bom resultado a marca está perdendo mercado com as dificuldades em manter as motos rodando. Com a falta de peças, acessórios e alguns problemas relatados nas oficinas autorizadas e licenciamento no Rio e Belo Horizonte, os mais antigos pensam se vale a pena encarar as dificuldades na hora da troca de moto.

A adoção do ABS na família softail e dyna motivou alguns colegas a trocarem suas motos por modelos zero e tiveram alguns problemas em encontrar o modelo/cor de preferência e alguns acabam desistindo do negócio.

Outros começam a conversar com quem trocou e notam que os problemas que aporrinharam antes, continuam aporrinhando agora também.

E nisso trocam de marca. E os números dos emplacamentos confirmam isso. São vários amigos que mantiveram suas HDs antigas na garagem pelo gosto de ter uma HD, mas partiram para as BMWs ou japonesas.

Em um ano muito bom de vendas para a HDMC, a BMW teve um ano ainda melhor: emplacou 7348 unidades em 2012 contra 6859 unidades da HDMC.

São 7% de motos emplacadas com apenas 4 modelos (GS 650, GS 650 Sertões, GS800 e F800) montados na fábrica da Dafra contra 18 modelos da HDMC.

Entre as motos montadas no Brasil, a HDMC lidera fácil: 6785 HDs contra 5455 BMWs, e nos importados são 1893 BMWs contra 74 HDs, uma lavada no mercado premium.

Mesmo considerando que o comprador de HD não vai pensar em comprar uma trail como as GS 650 e GS  800, mas o que leva o comprador da Limited a preferir pagar mais caro para ter uma GS 1200 ou uma RT?

Não é apenas a tecnologia embarcada ou o "prestígio" em ter uma BMW importada. É a certeza que vai ter um tratamento melhor e que provavelmente não vai penar para achar peças de reposição, mesmo não tendo tantas opções como na HD.

Outra situação é a do colega que pretende uma moto mais leve para uso diário ou decidiu que vale a pena ter uma segunda moto. Esse consumidor poderia estar partindo para uma Sportster ou uma Dyna e a acaba se decidindo por uma GS. Por que? Porque a moto será de uso diário e não quer se aborrecer ou ficar com a moto parada na oficina do dealer. Acaba a garantia, e troca por outra... não é a moto que ele vai ficar babando.

Sem desmerecer a qualidade do produto alemão, mas uma parte do sucesso neste primeiro ano vem da decepção com a HDMC no Brasil, ou alguém acha normal que a BMW, usando a linha de montagem da Dafra, em seu primeiro ano como montadora nacional consiga ultrapassar a HDMC?

Já passou da hora da HDMC dar a atenção devida ao seu pós-venda, ao fornecimento de peças de reposição e à qualidade dos serviços prestados. Os números de 2012 foram muito bons, mas poderiam ter sido melhores ainda.

7 comentários:

Anônimo disse...

Wolfmann,

Mais. uma vez excelente postagem! Eu fiz o caminho contrário, saindo de uma big trail e vindo para uma HD. Porém , sinceramente com os problemas que tive de licenciamento e com os relatos de falta de peças, e revisão de 1600km, que a moto fica no dealer por uma semana, estão me fazendo em pensar em ir no caminho de volta! Vou esperar mais um pouco, vamos torcer para que a HD Brasil, olhe para o maior bem que tem que são os consumidores, e que os trate de forma correta e que a gente tenha as peças que se precisa em tempo razoável. Isto é o que se espera a partir de 2013.

Abcs
Alex

netto disse...

legal seu blog, meus parabéns. Faço suas as minhas palavras, pois nem revisão consigo marcar no dealer, numa má vontade impressionante das oficinas. Parece que estão nos fazendo um favor em revisar nossa moto. Só mantenho a minha pela paixão, pois o pós venda é podre, como quase tudo no Brasil. Abraços

Tovar disse...

Parece-me que a HD está se tornando menos elista , até eu tenho uma ! Escolhi a marca por considerar duravel, simplicidade mecânica e apresentar uma diversidade de acessórios. Mas se o atendimento continuar como está, vai perder este mercado, não devem ser muitos os que compram acessórios via importação direta (leia-se e-bay) e fazem manutenção em casa.
Já a BMW continua como uma marca premium, mas o preço das peças espanta consumidores menos abastados (como eu) , pelo que imagino que se manterá na preferência de quem quer e pode ter um produto diferenciado. Não disponho de números, apenas um humilde parecer.

Tovar disse...

ops ! Quis dizer elitista !

Tovar disse...

A emenda saiu pior que o soneto. O que prova que até semi-analfabeto tem Harley hoje !

Anônimo disse...

Corretíssimo Wolfmann. Minha 883 vai ficar parada por umas 3 semanas aguardando peça que vem dos USA. Ainda bem que tenho minhas Shadows na garagem, caso contrário ficaria sem moto este tempo todo...
Luke.

Gil Pinho disse...

Wolfmann : Estou a 61 dias aguardando um radiador de Night ´12 EM GARANTIA. No porcesso de azucrinar a HDB para que eles pelo menos se comprometessem com uma data (28/02 , by the way , oque vai dar 82 dias de espera) entendi que : 1) O SAC não tem nehuma ferramenta que auxilie a informar corretamente o que quer que seja ao PHD. 2) OS MCs , MTs , HOG etc.... não se preocupam com estes assuntos . 3) As autorizadas pouco tem a fazer , a não ser esperar. Crucificamos o Izzo a toa. 4) 1300 VRODS vendidas em 2012 e numa análise superficial na internet , 4 usuários com o mesmo problema , muito perto de ser falha epidemica.Se aconteceu aqui , aconteceu lá , e eles estão dando prioridade pra resolver lá e a gente chupa o dedo aqui. 5) Qum pode mais chora menos . Só sai da fila quem azucrina.

Abraços , Gil Pinho