segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

sair do Rio está cada vez pior

Comecei o ano com algum tempo livre e pude fazer alguns passeios curtos no entorno do Rio e pude constatar a dificuldades em sair (ou chegar) no Rio.

Os acessos passam todos pela Av. Brasil ou Linha Vermelha, foi criada a opção da Transoeste, a Transcarioca está em construção e a idéia é criar vias expressas para evitar que se cruze a cidade, contornando até chegar à melhor entrada/saída.

A Transoeste vem muito bem até chegar no viaduto da Via Nove. Daí em diante você pode ou não ter trânsito pesado e com certeza encontra trânsito pesado a partir do Cebolão. Nesse trajeto você encara o viaduto do Joá com tráfego controlado e o tunel do Grota Funda que caiu o revestimento do teto.

Já a Linha Vermelha está saturada, com piso bem gasto e os engarrafamentos são constantes por conta do acesso à Ponte e as saídas para a Ilha, BR-040 e Dutra.

A av. Brasil tem um panorama ainda pior que a Linha Vermelha, com transito urbano em toda a extensão.

Com isso tudo, você percorre miseravelmente 60 kms em vias sobrecarregadas, de piso gasto e com forte tráfego urbano. Mas tudo bem, você vai pegar a estrada e vai melhorar. Desculpe, mas isso não vai acontecer.

A BR-040 tem forte tráfego até o pedágio e o piso piora sensivelmente na subida da serra até Petropólis. A estrada só melhora depois da passagem de Duques a 85 kms da Zona Sul do Rio de Janeiro.

A BR-116 na direção norte passa pelo início do trânsito da BR-040 em Caxias e também só melhora depois do primeiro pedágio em Piabetá, quando o tráfego urbano cessa e nisso você já rodou outros 80 kms da Zona Sul do Rio.

Se o caminho passa pela Dutra, a estrada só aparece depois do pedágio em Seropédica, outros 90 kms da Zona Sul. Até chegar nesse ponto é tráfego urbano e obras para a criação da pista marginal.

A BR-101 não tem panorama melhor: no sentido norte a gente encara a Ponte, a Rio-Manilha e antes de passar por Itaboraí a estrada não rende, a 85 kms da Zona Sul do Rio. Se vamos no sentido sul, o tráfego urbano vai até Itaguaí a 80 kms da Zona Sul do Rio.

Ou seja, para conseguir aproveitar estradas no Rio é preciso encarar pelo menos 80 kms de transito urbano, com motoristas trafegando com carros sem manutenção, mal educados e achando que a motocicleta só serve para atrapalhar.

No último sábado estive em Nogueira, destino comum para quem tem pouco tempo para aproveitar uma estrada e em 210 kms de trajeto, 170 foram de acesso ao bom piso da BR-040 depois de Duques, ou seja, em um passeio de 2 horas e meia (ida e volta) só curtimos a estrada por 20 minutos.

Com o calor que estamos aturando é preciso muita disposição para sair do Rio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é com este calor e mais o estado de conservação das vias públicas no RJ esta bem difícil! Eu hoje me aventurei a sair fui ao centro e voltei com este calor, definitivamente vou dar um tempo, pois estava até tonto .

Abcs
Alex