segunda-feira, 29 de abril de 2013

trajetos alternativos


Quem anda com o HOG RJ, como é meu caso, já conhece os destinos e as estradas mais frequentes: Petropólis/Itaipava pela BR-040; Teresopólis pela BR-116, Nova Friburgo pela RJ-116; circuito Teresopólis/Friburgo pela RJ 130; Angra dos Reis/Parati pela BR-101; Região dos Lagos pela RJ-124 e Penedo pela Dutra.

Ano passado o HOG RJ fez alguns trajetos alternativos para destinos conhecidos e alternativos como a RJ-149 para Rio Claro no churrasco do Jacir e a RJ-122 para o Bate&Fica em Cachoeiras de Macacu.

E vale bem a pena explorar as estradas fluminenses. Fiz alguns dos roteiros sugeridos no Rio Riders sozinho por não ter disponibilidade nos dias marcados pelo grupo e já sugeri alguns roteiros também, além de alguns feitos de carro com a família.

Por sugestão do Marcelo Melodia, vou listar roteiros e deixar como sugestão e para me lembrar de fazê-los. Companheiro certo para esses roteiros é o próprio Melodia, mas tenho certeza que mais gente se anima a fazer esses roteiros.

Basicamente são roteiros para quem gosta de rodar e não fazer apenas roteiros com gastronomia comprovada.

O primeiro é um roteiro que fiz duas vezes esse ano: uma vez de moto em janeiro e outra vez com a família de carro: Visconde de Mauá. Já foi assunto de uma postagem e a inspiração para o “Rabo da Lagartixa” foi Hélio Rodrigues. Cerca de 500 kms seguindo pela Dutra até Penedo e lá acessando a RJ-163 até Visconde de Mauá. Não chega a 40 kms de Penedo até Mauá, mas vale a estrada.

O segundo fiz há alguns anos e vale a repetição: Lumiar via estrada Serramar. São quase 400 kms seguindo pela BR-101 na direção norte até Casimiro de Abreu, subindo a RJ-142 (estrada Serramar) até Lumiar e voltando por Muri (seguindo a RJ-142), acessando a RJ-116 em Friburgo, descendo até a RJ-122 de Cachoeira de Macacu até Guapimirim e voltando pela BR-116/BR-040 até o Rio. O Rio Riders fez uma variação desse roteiro (voltam direto pela RJ-116 até a BR-101 para voltar ao Rio pela Ponte Rio-Niterói).

O terceiro é uma variação de um trajeto que o Newton Valle fez no Rio Riders: entrocamento da BR-354 e BR-485 na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais. São cerca de 500 kms indo e voltando pela Dutra até Engenheiro Passos e de lá subindo para o sul de Minas Gerais pela BR-354. O trecho da BR-354 é sinuoso e bastante movimentado. Alternativa é a BR-485 entrando por Itaipava, mas o piso está em pior estado de conservação.

O quarto é uma idéia que ainda não coloquei em prática: Três Rios pela BR-393, mas saindo do Rio pela TransOeste e voltando pela BR-040. Serão quase 500 kms e a ideia é fazer a TransOeste completa, sair pela BR-101 até Mangaratiba, subir a serra do Piloto pela RJ-149 até Rio Claro, seguir para Barra do Piraí pela RJ-145/RJ-137 e lá acessar a BR-393 para chegar à Três Rios, voltando direto pela BR-040.

E o último é um roteiro histórico: Caminhos da Corte que vem a ser parte do caminho feito por D.Pedro I em 1822 saindo do Rio para São Paulo, onde proclamou a independência. É o “iron butt” dos roteiros, com quase 600 kms. Para começar esse roteiro é preciso ir pela Dutra até o km 34 da parte paulista na altura de Cruzeiro e seguir pela Rodovia dos Tropeiros (SP-068) passando por Silveiras, Areias, S.José do Barreiro no Parque da Bocaina, Arapeí e Bananal. Seguir pela RJ-139/RJ-155 até Rio Claro e descer a serra do Piloto pela RJ-149 até Mangaratiba, BR-101, TransOeste até a zona sul do Rio, ou não descer por Rio Claro se mantendo na RJ-157 até a Dutra (o que encurta bastante o “iron butt”: 500 kms)

Boas ideias para aproveitar os dias secos e frios que vem pela frente, mesclando com passeios do HOG que gosto de fazer como Miguel Pereira (RJ-125) que ainda não foi feito, os eventos de Penedo e Tiradentes, empadas em Nogueira e esfihas em Juiz de Fora no Salva-Terra.

E se alguém perguntar o que a gente faz nesses lugares, pode responder: “a gente faz a volta”.

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