domingo, 11 de agosto de 2013

o mito do log de erro

Conforme o que já li na web, a injeção eletrônica tem uma grande vantagem na hora de fazer um reparo: o log onde a ECU armazena os erros indicando não só o defeito como a peça a ser substituída.

Já postei sobre o defeito que venho tentando resolver e já mencionei que não há indicação de erro, o que me levou a procurar uma causa mecânica buscando entupimento ou vazamento que levasse a perder pressão na linha de combustível.

Já fiz tudo isso e mesmo assim o defeito persiste, e em breve vai completar dois meses de mau funcionamento, chegando mesmo a falhar de forma tão grave que deixei a moto parada por mais de uma semana.

Se o log não indica erro e não há causa mecânica acabei em um beco sem saída, pelo menos da forma como é indicado para resolver defeito na web.

Como o defeito se encontra no acelerador ou no sistema que controla a aceleração, decidi desmontar o sensor da posição do acelerador: um sensor que usa a posição da borboleta de admissão que é movimentada pelo cabo de acelerador e retorno.

Esse sensor se encaixa em um eixo e movimenta um rolamento indicando através de leitura posicional e resistência a posição do acelerador.

Não posso afirmar que seja essa a causa do defeito, mas é intermitente (neste momento eu desligo a moto e dou reset na leitura da injeção e a moto volta ao normal) embora muito frequente.

Um rolamento pode ter uma falha mecânica que prenda o seu giro e mandando leitura errada.

Motivo para esse problema não ser registrado no log? Provavelmente não existe erro porque o circuito elétrico não fica aberto/fechado causando registro da ocorrência. Ou seja, pode ser um defeito na eletrônica sem que a ECU tome conhecimento do problema.

Quem me chamou atenção para isso foi o Álvaro ao comentar que teve um erro no sensor de O2 da moto dele que não houve o registro. Ele descobriu o defeito com o SEST, onde ficou gravado a diferença de amperagem no sensor.

Isso só mostra que não adianta ser mero trocador de peça porque nem sempre a moto vai te dizer qual a peça a ser trocada. Agora é conseguir um novo sensor para fazer um teste e comprovar a teoria ou seguir substituindo sensores até encontrar o defeito, porque o sensor defeituoso não consegue fazer a leitura corretamente e se ele não causar curto no circuito elétrico, a ECU não registra o erro.

3 comentários:

Jeff disse...

Olá, Wolfmann
Um problema que não é registrado pela ECU e que costuma passar despercebido é a mangueira de combustível dobrada ou estrangulada durante a montagem. Mecânicos de concessionária não atentam para esse detalhe, vão direto na troca de peças e o problema se perpetua.
Boa sorte,
Jeff

Jeff disse...

Ops, agora que vi, você já tinha eliminado essa possibilidade...

wolfmann disse...

Jeff, cheguei e troquei os dois sensores e ainda não resolveu.

O problema continua existindo, não aparece nada no log de erro, mas percebi pré-detonação na admissão (sem o filtro e o backplate a gente vê a explosão acontecendo no coletor).

Ou seja, mais um problema que deveria aparecer no log de erro, fosse no sensor de ponto ou bobina e nada aparece.

Pouco a pouco vou "reformando" toda a parte de admissão e centelhamento atrás de um problema fantasma.

Próximo passo: troca da bobina que arrumei emprestada para ver se resolvo o problema.