domingo, 1 de junho de 2014

obrigatoriedade da "armadura" para conduzir motocicletas

Em abril fiz uma postagem sobre as sandices e exigibilidades para os "condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores": o CONTRAN, indo na contramão dos entendimentos e ofícios do INMETRO e MP, entendeu pela exigibilidade do selo no capacete.

De quebra aparecia um Projeto de Lei de autoria de um deputado do PT-PE que iria acrescentar à obrigatoriedade do capacete outros equipamentos de segurança: cotoveleiras, joelheiras, botas e coletes de proteção ( http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2014/04/o-selo-do-inmetro-promete-ainda-muita.html )

Pois o Bayer publicou na quarta, 28/05, que esse Projeto de Lei passou pelas comissões da Câmara e agora se dirige ao plenário das Casas Legislativas para aprovação final ( http://olddogcycles.com/2014/05/camara-aprova-exigencia-de-equipamentos-de-protecao-para-motociclistas.html ).

Não precisa ser "condutor de motocicleta, motoneta ou ciclomotor" para entender que a solução para os acidentes no trânsito passa pela educação dos motoristas, motociclistas e ciclistas e não pela imposição de "armaduras" para o uso da motocicleta.

Como já havia postado, o custo da "armadura" vai ser bancado pelos fabricantes, que não terão hesitação em repassar para o preço final. Nada se fala sobre os proprietários das motocicletas que estão rodando e que não terão o "benefício" de receberem o equipamento, mas já é veiculado que o equipamento será EPI de uso obrigatório para os empregados que usem a motocicleta a serviço, e como tal deverá ser fornecido pelo empregador.

Também não se fala em selo do INMETRO para certificar o equipamento, mas será questão de tempo.

Como já postei antes: querem realmente que eu deixe de andar de moto.

Nenhum comentário: