segunda-feira, 15 de setembro de 2014

suspensões começam a limitar o uso da Fat

É uma conclusão que estou sendo forçado a fazer. As molas dianteiras chegaram ao fim de uso e estão deixando a frente muito macia, absorvendo mal as irregularidades do solo, muitas vezes forçando a correções de trajetória dentro da curva por ter batido em uma irregularidade.

E a suspensão traseira chegará no mesmo estágio em algum momento, pois já se encontra no estágio mais duro para poder absorver as imperfeições e manter a tração da roda.

Juntando isso com as rodas fechadas que deixam a moto bem mais sensível ao vento lateral, eu tenho evitado situações onde a pilotagem fique comprometida pelo piso e vento lateral, como por exemplo atravessar a ponte Rio-Niterói.

Rodando na cidade, mesmo onde o piso é ruim, ainda é possível. Conheço bem a maioria dos meus trajetos e sei onde estão os bueiros, mas passar por uma pista fresada já se torna muito complicado.

Dentro desse panorama vou começar a cotar valores para o reparo da suspensão e escolher se troco usando os originais HD (minha tendência) ou se usarei os PS.

A conversa de sábado com o Celestino me deixou curioso sobre os amortecedores e molas PS que ele está usando na Electra (abandonou o sistema Hidropneumático original HD e fez a troca pelos amortecedores e molas PS tanto na traseira quanto na dianteira).

Manter a "velhinha" rodando também é necessário, como o Pedrão escreve no blog quando fala das suas Shovels (http://www.hechoamanocustom.com/2014/09/shovel-hecho-mano.html).

Um comentário:

Guina disse...

Wolfmann, troquei as molas dianteiras da minha Fat pelos PS com óleo Motul 15 Heavy Duty. A suspensão ficou outra e com um custoxbenefício excelente: US$ 100 + óleo + M.O. = R$ 400,00. Vale cada centavo!
Abraço.