sábado, 12 de setembro de 2015

erro P0122

No início da semana recebi um alerta da injeção: a luz do check da injeção acendia enquanto o sistema era pressurizado, apagava para em seguida voltar a acender e apagar.

Fiz o diagnóstico e recebi a msg P0122 no setor que trata do power train. Essa msg foi enviada por erro no sensor do acelerador (throttle position sensor) indicando problema nele.

Retirei o filtro e backplate para acessar o sensor e não cheguei nem a desmontar. Esse sensor é relativamente novo (troquei quanto tive um problema com a injeção em 2013) e não parecia sujo.

Remontei e limpei o log de erro, cessando o alerta e desde então não voltou a apresentar o defeito.

Buscando na memória, lembrei de apenas um fato que pode estar relacionado: manobrando a moto, o motor morreu e religuei sem dar atenção à luz da injeção que ainda estava acesa, ou seja ainda estava fazendo o check incial. Ela ligou meio esquisita, mas como era apenas manobra parei logo em seguida na vaga e desliguei a moto.

O alerta surgiu quando voltei a ligar a moto para sair, mas não dei importância até que o alerta voltou a acender cada vez que ligava a moto.

Acredito que foi uma leitura errada no momento em que liguei a moto sem dar tempo do check inicial terminar e gerou o erro, uma vez que tudo voltou ao normal quando sai com a moto novamente.

Esse pequeno problema serviu para dar maior importância ao check inicial e a verificação de qualquer alerta que ECU envia. 

Aliás é sempre bom estar atento a qualquer alerta que a moto te dê: barulhos ou manchas novas são alertas que não podem passar em branco.

Nenhum comentário: