quinta-feira, 22 de março de 2018

RKS: instalando antena e GPS

O guidão mini ape da RKS é marcante para o estilo da moto, da mesma forma que os alforges rígidos alongados e o acabamento dark, mas está se mostrando um pé no saco.

O guidão tem altura de nove polegadas e bitola de 1,25 polegadas (mesma bitola do guidão da Fat Boy). Para não ficar muito largo, esse guidão tem um tamanho menor na base e nas extremidades.

Com a obrigatoriedade do uso da antena corta pipa (sim é lei estadual e te dá muita aporrinhação com as "otoridades" na hora da fiscalização) foi preciso achar um lugar para instalar.

Não dá para deixar na base pois a altura do guidão já deixaria a antena praticamente inútil, foi preciso achar um lugar nas extremidades. Junte a isso a bitola de 1,25 polegada, pouco usual comercialmente, e a instalação virou um problema a ser resolvido.

De cara abandonei a braçadeira que é vendida com a antena porque era para guidão com bitola até 1 polegada. Sem a braçadeira foi preciso achar um lugar onde fixar com parafuso.

Solução: um parafuso maior para fixar a antena junto da fixação do fluído hidráulico da embreagem.

Ficou assim:


É possível deitar a antena junto ao guidão, mas ela acaba sobrando na extremidade. Vai ficar em pé.

Eu comprei um Zumo 390 LM para usar na Fat: foi instalado na base do guidão (veja aqui). Com a compra da CVO e a disponibilidade da função GPS no infotainment não instalei na CVO e deixei o equipamento guardado.

Com a RKS decidi instalar novamente o Zumo e o guidão da RKS com sua bitola de 1,25 aprontou nova surpresa: a peça que permite a fixação da base no guidão foi projetada para um guidão de no máximo 1 polegada (medida mais adotada comercialmente). Junte a isso fazer a parte elétrica da instalação e esconder a fiação e aproveitei que tinha deixado a moto com o Adriano para regular o guidão e pedi para ele instalar.

Ele providenciou uma nova peça para a fixação, fez a ligação do GPS pós chave de ignição para evitar que o GPS fique "roubando" corrente quando estiver fixado e com a moto desligada e ,aproveitou que o console da chave de ignição tem o comprimento do tanque, passou a fiação por dentro do console. Ficou muito bom: tem boa visibilidade e coube na base do guidão como na Fat.


Nenhum comentário: